A função “Drivatar” de Forza Motorsport foi completamente reformulada para o próximo jogo da franquia de corrida dos estúdios Turn10. Essencialmente, sua dificuldade será mais refinada e desafiadora, o que deve se traduzir em uma jogabilidade mais interessante desde os corredores virtuais mais casuais até os mais veteranos.

Ao menos, é o que espera o desenvolvedor Chris Esaki, da Turn10, que detalhou em vídeo o funcionamento da nova inteligência artificial (IA) do jogo e como ela tira base do seu desempenho nas corridas, e amplia essa capacidade com alguns retoques computadorizados.

O novo Drivatar, a nova IA, o novo ‘Forza’

Fãs da franquia Forza Motorsport devem se lembrar que o “Drivatar” antigo era, essencialmente, um “fantasma” que aparecia na pista de corrida, imitando perfeitamente o seu desempenho mais recente – essencialmente, essa era uma forma do jogo colocar “você contra você mesmo” e, com base no seu desempenho mais recente, melhorar seu desempenho. Na prática, é fácil de entender: ao vencer o “fantasma de você”, então tecnicamente você se superou.

O problema com isso, segundo Esaki, era que o Drivatar se limitava a copiar a corrida anterior do jogador – independente do que o ele tivesse feito. Em outras palavras: se você propositalmente jogasse mal, então o “fantasma” reproduziria isso na corrida seguinte, descaracterizando o caráter de simulador realista de corridas que é Forza Motorsport.

Esaki disse que, para o novo jogo, a IA se divide em duas trilhas: uma voltada à forma como o computador usa os freios, acelera, entra ou sai das curvas, se “pisa fundo” ou “segura o pé” nas linhas retas etc. A segunda refere-se a como ela analisa o seu desempenho para criar um Drivatar coerente – é aqui que entra a mudança: a função não vai mais apenas “imitar” você.

IA de ‘Forza Motorsport’ foi reformulada e não se limita a imitar sua jogada
IA de ‘Forza Motorsport’ foi reformulada e não se limita a imitar sua jogada
IA de ‘Forza Motorsport’ foi reformulada e não se limita a imitar sua jogada
IA de ‘Forza Motorsport’ foi reformulada e não se limita a imitar sua jogada
IA de ‘Forza Motorsport’ foi reformulada e não se limita a imitar sua jogada
IA de ‘Forza Motorsport’ foi reformulada e não se limita a imitar sua jogada
IA de ‘Forza Motorsport’ foi reformulada e não se limita a imitar sua jogada

Em essência, o que vai ser “igual” será apenas o visual e customizações que você fizer no seu carro. No que tange ao desempenho, o computador seguirá um entendimento próprio de corrida – e isso foi atingido por meio de uma ampliação nas linhas de comportamento da IA. Em Forza 7, apenas três linhas foram adicionadas pelos desenvolvedores: no novo jogo, são DEZENOVE. A saber: “linhas” nesse contexto, corresponde ao volume de possibilidades de comportamento de um personagem computadorizado.

Em termos resumidos: a IA do jogo é “mestra” de todas as suas pistas, e implementará medidas que contornam a sua habilidade na direção competitiva com um amplo processamento próprio.

No Twitter, clipes de gameplay comparam jogos anteriores e o novo título em mapas já conhecidos: no novo Forza, a IA teve ganhos de até 13 segundos e usa artifícios “humanamente” inteligentes, como forçar a entrada da curva perto dos guard rails ou do relevo que separa a pista do acostamento (e impedindo você de “cortar por dentro” e escolher entre continuar atrás do oponente ou torcer que seu carro consiga acelerar o suficiente para ultrapassar por fora).

Pense nisso como uma partida de xadrez, só que ao invés de peças de madeira, você usa carros esportivos de alto desempenho.

Forza Motorsport está previsto para lançamento em 10 de outubro de 2023, para Windows (PC) e como exclusividade do Xbox Series S/X nos consoles. Veja abaixo um trailer de divulgação:

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