A versão “lite” dos aplicativos é uma ótima forma de as empresas chegarem até um público com celulares mais simples. Alguns apps nesse estilo, no entanto, não dão tão certo. É o caso do navegador Firefox Lite, que acaba de ser descontinuado pela Mozilla nos dispositivos Android.

O browser foi lançado em 2017 com a proposta de ser uma alternativa de acesso às páginas da internet em smartphones com baixo poder de processamento e pouco espaço em disco. Infelizmente, ele não seguiu esse plano à risca.

Firefox Lite, mas não muito

O app chegou a receber mais de 5 milhões de downloads ao longo dos últimos 4 anos, mas também causou dores de cabeça na mesma proporção.

Isso porque cada atualização do Firefox Lite tornava ele menos leve e minimalista. Primeiro vieram recursos adicionar e novas funcionalidades que saiam da proposta de um navegador básico.

Depois, chegaram os anúncios de parceiros, que eram exibidos não só na página de Novas Abas, mas também por notificações enviadas para o celular Android. Essa parece ter sido a gota d’água para os usuários, que começaram a abandonar o programa.

Para não admitir a derrota, a Mozilla diz que encerrou o suporte ao Firefox Lite porque ele já não é mais necessário. Segundo a empresa, o app regular do Firefox já é rápido e leve o suficiente para suprir a necessidade do público, mesmo em aparelhos de entrada.

Fonte: Android Police

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *