O Chrome é o navegador mais popular da internet – além do gosto, a integração com outros serviços do Google facilita a vida de muita gente. Ao mesmo tempo, o browser é famoso pelo alto consumo de recursos de sistema; principalmente, memória RAM.

Em novembro do ano passado, o Google chegou a afirmar que a performance do navegador havia sido melhorada com algumas atualizações. Segundo os engenheiros da empresa, as mudanças foram capazes de fazer o Chrome usar 22% a menos de memória no Windows e no Android. Não somente isso, o programa também ficou mais rápido e responsivo, tendo uma performance cerca de 9% superior.

Google Chrome

Imagem: Google/Reprodução

Ainda assim, as reclamações continuam e muita gente que gosta do Chrome vive atrás de novas soluções para otimizar o desempenho do navegador. A última novidade, compartilhada pela ZDNet, é uma extensão gratuita chamada Auto Tab Discard. O funcionamento do plugin é simples: ele suspende as guias que não estão sendo usadas para liberar recursos do sistema e depois as ativa novamente quando o usuário volta para elas.

O recurso, segundo quem o experimentou, realmente deixa mais RAM livre no sistema. O único porém é que se o usuário tem o costume de alternar muito entre as abas abertas, possivelmente, notará um pequeno atraso à medida que elas se tornam ativas novamente – claro, quanto melhor a conexão, menor é essa “demora”.

Outra opção é fixar as abas que mais utiliza – estas não serão colocadas em “stand by” pela extensão.

No fim das contas, a solução é um equilíbrio entre velocidade e utilização de recursos do sistema. O plugin mostra claramente como o Chrome é um navegador focado em velocidade – mesmo que isso signifique um consumo bastante elevado de recursos, como RAM.

Para experimentar a extensão gratuita do Chrome e tirar suas próprias conclusões, basta baixar o Auto Tab Discard na Chrome Web Store tanto para o navegador oficial do Google quanto para outros navegadores baseados no Chromium. Se não gostar, basta desativar o plugin – simples assim.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments