A Crunchyroll esteve presente na CCXP23 com um estande repleto de ativações e produções oficiais à venda. Intitulado “

”, o espaço contou com diversas atrações baseadas nos principais animes em exibição na plataforma atualmente, tais como Jujutsu Kaisen, Spy x Family, One Piece e Attack on Titan.

Durante o evento, o TecMasters teve a oportunidade de conversar com Raúl González, diretor de marketing LATAM da Crunchyroll. Ele afirmou que o Brasil é uma prioridade para a empresa no momento e contou um pouco do que os fãs brasileiros de animes podem esperar em 2024. Confira abaixo o bate-papo na íntegra.

Entrevista com Raúl Gonzalez, diretor de marketing LATAM da Crunchyroll

Crunchy City, estande da Crunchyroll na CCXP23

Imagem: Igor Shimabukuro/TecMasters

TecMasters: A Crunchyroll tem investido bastante em propagandas na cidade de São Paulo. As grades da entrada da CCXP, por exemplo, estão cobertas por cartazes. E no metrô e em outdoors digitais da cidade, às vezes também aparecem propagandas de animes que estão no aplicativo. O que possibilitou esse aumento de investimento nos últimos anos?

Raúl: Acho que a empresa entendeu que o Brasil é um dos mercados mais importantes para a América Latina e para o mundo. O público no Brasil é enorme e as pessoas são realmente apaixonadas por animes. Então a companhia decidiu se esforçar mais com a América Latina. É por isso que estamos construindo uma nova equipe, uma nova estrutura e uma nova estratégia. Estamos tentando estar mais presentes para atender melhor o nosso público no Brasil. Agora temos a Gabriela Castro como nossa a nova diretora de marketing no país e temos uma equipe maior do que tínhamos. Como você sabe, estamos há 10 anos no mercado. A equipe que trabalhava conosco se esforçou bastante e fez ótimos trabalhos. Agora estamos expandindo o que temos aqui. É por isso que você começou a ver mais anúncios veiculando na mídia e isso é apenas o começo! Temos planos ainda maiores, queremos estar mais presentes e continuar a expandir o mundo dos animes para o grande público. Acreditamos que anime é algo que todos precisam curtir.

TecMasters: A estratégia de adicionar jogos ao aplicativo da Crunchyroll parece ser uma tendência na indústria do streaming. Você acha que o serviço poderia se tornar ainda mais popular se os usuários premium pudessem jogar dentro do app da Crunchyroll via nuvem ao invés de fazer o download e instalar os games separadamente?

Espaço de Spy x Family no estande da Crunchyroll na CCXP23

Imagem: Igor Shimabukuro/TecMasters

Raúl: É uma boa pergunta. Se você pensa como um fã de anime, o ideal seria colocá-los no streaming [para serem jogados] como se estivesse assistindo aos títulos. Precisamos pensar nos animes de forma mais ampla. Eles estão sempre junto com música e jogos. Então é por isso que estamos trazendo esse conteúdo, essa fonte de entretenimento para a plataforma. Acho que é mais fácil ter tudo num só lugar e também ter locais diferentes para desfrutar das mesmas coisas. É isso que estamos tentando fazer. Estamos começando com os jogos como aplicativos. Queríamos muito lançar algo grandioso para o nosso público.

TecMasters: Ainda falando em tendências, o Crunchyroll está desenvolvendo animes originais há algum tempo, além de co-produções em parceria. O que difere esses dois tipos de produtos (originais e co-produzidos)?

Raúl: É uma boa pergunta, mas não sei se tenho informações suficientes para respondê-la. A única coisa que posso dizer é que com as coproduções conseguimos fazer mais com o conteúdo, como grandes campanhas de marketing.

Espaço de Attack on Titan no estande da Crunchyroll na CCXP23

Imagem: Igor Shimabukuro/TecMasters

TecMasters: Mantendo a conversa sobre originais e co-produções, é possível termos produções futuras da Crunchyroll também em live-action no futuro? 

Raúl: Eu não sei. O que eu sei é que hoje isso é algo mais comum de se ter, ainda mais depois do live-action de One Piece. O que posso dizer é que é muito emocionante para nós saber que os estúdios estão de olho nos anime, tornando-os maiores e apresentando esse tipo de conteúdo para mais pessoas. Isso é incrível para nós porque nós temos muitos fãs de anime e queremos mais deles, sempre. Estamos numa fase em que a indústria da anime está crescendo e se espalhando pelo mundo. Quão fantástico é isso?!

TecMasters: O anúncio da animação de True Beauty trouxe novamente um debate agitado no fandom: por ser produzido por um estúdio coreano, é ou não é considerado anime? O que define um anime pra você?

Espaço de Spy x Family no estande da Crunchyroll na CCXP23

Imagem: Igor Shimabukuro/TecMasters

Raúl: Nem sempre os animes são produzidos no Japão. Existem outros estúdios por aí, como na Coréia e na China, além do Japão. O importante é como você pode consegue transportar o conteúdo do mangá para o anime. Eu sei que no fandom essa é uma discussão muito forte, mas o importante no meu ponto de vista é que [estúdios fora do Japão] fazem animes e isso é algo que precisa acontecer. Para mim o anime é isso: o que sai do mangá e vira algo animado. Faz parte da essência do que é um anime, não importa de onde venha o mangá. O importante é aproveitar a produção de conteúdo de alta qualidade e pronto.

TecMasters: O que podemos esperar da Crunchyroll em 2024? E o que especificamente os fãs brasileiros de animes podem esperar da plataforma no próximo ano? Pode adiantar alguma novidade?

Raúl: Muitos novos conteúdos, novas temporadas e arcos! Estamos planejando fazer mais campanhas de marketing também. Vemos o Brasil como uma das nossas prioridades no mundo inteiro porque aqui os animes estão crescendo muito, muito rápido. Então os planos para o Brasil são continuar aprimorando nossas campanhas de marketing, continuar ouvindo nosso público, anunciar filmes, anunciar novas séries e trazer algumas surpresas exclusivas. E mais conteúdo dublado, claro. O conteúdo dublado em português no Brasil foi muito bem recebido pelo público brasileiro. Então, estamos fazendo uma estratégia maior em torno disso porque amamos nossos dubladores no Brasil e queremos continuar fazendo coisas com eles.

Raúl González, diretor de marketing LATAM da Crunchyroll e o repórter Igor Shimabukuro

Imagem: Igor Shimabukuro/TecMasters

TecMasters: Deixe uma mensagem para a comunidade brasileira da Crunchyroll.

Raúl: Eu só quero agradecer a vocês. A paixão que vocês demonstram assistindo animes, a paixão que vocês nos transmitem nas redes sociais, comentando, fazendo parte da comunidade… nós realmente nos sentimos parte de uma comunidade maior. Nós realmente queremos fazer do conteúdo de anime uma fonte popular de entretenimento. Então continuem fazendo o que vocês estão fazendo. Sou muito grato por toda a paixão que estão colocando ao assistir animes na Crunchyroll!

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