Sim, um iPhone com entrada USB-C. Graças a um projeto particular de um engenheiro, o smartphone da Apple abandonou a porta Lightning e ganhou uma conexão “mais universal”. Funciona.

Talvez a modificação não chamasse tanta atenção se o assunto não houvesse sido amplamente discutido nos últimos anos. Aos poucos – e sem muita pressa – a Apple tem levado o USB-C para alguns dispositivos, como o novo iPad mini, por exemplo.

Agora, se a empresa sequer comenta a possibilidade de colocar a entrada nos iPhones, um usuário saiu na frente, fez a delicada “cirurgia” eletrônica no aparelho e compartilhou o feito no Youtube.

“O primeiro iPhone USB-C do mundo”

No vídeo, o engenheiro Ken Pillonel mostra detalhes e comenta a susbtituição da porta Lightning do seu iPhone X. Segundo ele, após a troca, o telefone continua funcionando normalmente: carrega através da porta USB-C e também transfere dados pela mesma conexão.

Foram alguns meses de pesquisa e trabalho em cima da criação. O engenheiro precisou inclusive desenvolver alguns componentes para que a troca de entradas do iPhone fosse possível. Pillonel promete explicar como tudo foi feito em detalhes em um próximo vídeo.

Não tente em casa

Não se empolgue. Depois de ver o primeiro iPhone com USB-C do mundo funcionando, algumas pessoas podem se empolgar com a ideia. Saiba que a tarefa não é simples e, muito menos, para qualquer um. Pillonel é formado em eletrônica e tem mestrado em robótica no Instituto Federal Suíço de Tecnologia.

Vale lembrar ainda que uma modificação radical como esta acaba com qualquer garantia oferecida pela Apple ao iPhone.

Em setembro, a Comissão Europeia sugeriu uma lei que determinaria a entrada USB-C como conexão padrão para todos os dispositivos móveis. Se a proposta for aprovada, a Apple teria dois anos para fazer o mesmo que o engenheiro e levar a conexão “universal” para todos os dispositivos da marca.

Via: AppleInsider

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *