Sorrateiramente, a plataforma de streaming Disney+ já começou a alertar seus clientes de alguns países sobre o fim do compartilhamento de senhas entre usuários. Tal qual fez a Netflix há alguns meses, agora é a casa das produções da Marvel, Star Wars e outras franquias quem vai impedir você de usar a mesma conta, digamos, entre namorados, amigos ou seus pais.

Embora ainda não houvessem casos disso no Brasil (até o fechamento desta nota, pelo menos), relatos de alertas do assunto sendo recebidos por usuários da Disney+ no Canadá começaram a aparecer na internet, com outros testemunhos “pipocando” no X (ex-Twitter) e relatadas pelo The Verge. A Disney vem comunicando a todos por e-mail.

The Mandalorian - lançamento da Disney+

Imagem: Disney+/Divulgação

Por um trecho do e-mail:

“Estamos implementando restrições na sua habilidade de compartilhar a sua conta ou suas credenciais de login fora de seu domicílio. Você não poderá compartilhar a sua assinatura com ninguém fora de sua residência.”

A medida ainda não tem implementação prática, mas o alerta já funciona como um aviso do que está por vir. Apesar de não informar como ou quando exatamente essa restrição deve funcionar, a Disney já atualizou os canais de perguntas e respostas da plataforma.

Outro detalhe interessante é que, no próprio termo de adesão para novos assinantes, uma nova seção foi criada especificamente para esta finalidade, afirmando que, de tempos em tempos, a Disney poderá “analisar o volume de uso” da assinatura em busca de incompatibilidades e, caso alguma seja identificada, impor as penalidades que ainda não foram divulgadas.

A esta altura, o fim do compartilhamento de senhas é uma realidade confirmada, faltando apenas saber como ficará o funcionamento da nova política para os usuários finais: no caso da concorrente Netflix, a solução encontrada pela empresa foi cobrar um valor a mais por usuário identificado dentro da mesma senha – essencialmente, a assinatura fica atrelada a um endereço, que terá cadastrado quantos usuários estarão nele. Qualquer acesso externo pode gerar o entendimento de que a conta foi adentrada por alguém não originalmente previsto, gerando a tarifa adicional na cobrança mensal.

Esta pode ser uma saída também adotada pelo Disney+, que também contará com um plano mais barato de assinatura que prevê a exibição de anúncios.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments