Se você, por alguma chance, maratonou o anime Cyberpunk: Mercenários pela Netflix, então provavelmente perdeu algumas referências da animação em relação ao jogo Cyberpunk 2077, no qual ele é baseado e transcorre em paralelo.

Você provavelmente já sabe disso, mas muita gente – incluindo o TecMasters – gostou muito de Cyperpunk: Mercenários. Os 10 episódios da série estão disponíveis na plataforma de streaming e, digamos, o final vai te surpreender bastante. Entretanto, as referências citadas acima estão justamente incorporadas nos episódios mais intensos da produção: nós vamos tentar manter as coisas o mais escondidas possíveis, mas saiba que, a partir daqui, um alerta de spoilers sobre o final da série está em efeito.

Se quiser, pode clicar aqui para pular as próximas partes e voltar à área mais “segura” da matéria.

Durante a rolagem dos créditos, após o fim de todos os episódios do anime, é exibida uma cena onde a personagem Lucy parece viajar pela Lua, e, nas cenas finais do último episódio, ela literalmente vai para lá em um dos muitos serviços caros oferecidos dentro do universo de Cyberpunk. Enquanto ela viaja, ao fundo, pode-se ouvir a música “Let You Down” (versão de Dawid Podsiadlo).

Bem, de acordo com o usuário YorBoyChris, no Reddit, a música não foi uma escolha à toa, e trata-se de uma referência bem escondida da carta da Lua no tarot. Sobre ela, uma busca cursória no Google nos diz:

“A Lua é a décima oitava carta das cartas do Tarot dos Arcanos Maiores. É uma carta de imaginação, intuição, sonhos e inconsciência. O tarot da Lua nos lembra que as coisas nem sempre são como parecem ser. Também nos encoraja a nos conectarmos com nossa intuição e mente subconsciente e permitir que ela ilumine nosso caminho”.

Lucy and The Moon (tarot card).
byu/YurBoyChris inEdgerunners

Em termos mais reducionistas: Lucy manifesta, ao longo de toda a série, um desejo por escapar de Night City, a ambientação primária do anime e que, segundo ela, é uma “jaula de luz”. Faz sentido considerando a apresentação da localidade, recheada de luzes neon e temáticas mecanizadas, mas com seus habitantes presos a um sistema que prioriza o dinheiro acima de tudo, efetivamente forçando Lucy e os outros membros de seu grupo a trabalharem como mercenários, cometendo roubos a serviço de empresas que buscam minar seus concorrentes.

A carta da Lua é bastante ambígua, aliás: dependendo de como você a tirar do maço do baralho, ela pode simbolizar medo, ansiedade e ilusão. Paralelamente, ela também pode ser relacionada à libertação desses sentimentos.

Montagem mostra cena do anime Cyberpunk: Mercenários, junto da carta da Lua no Tarot

(Imagem: Netflix/Tarot Farm/Reprodução)

Mas esta não é a única referência do assunto em Cyberpunk: Mercenários: o mesmo usuário do Reddit disse que, no décimo episódio, quando a câmera fecha em close no rosto de David Martinez (o protagonista), mostrando o que parece ser o antigo emoji “smiley”, isso pode ser uma metáfora à carta do Sol, no tarot. Novamente, o Google nos ajuda:

“A décima nona carta do tarot dos Arcanos Maiores é O Sol. Representa positividade, otimismo, sucesso e diversão. É uma das cartas mais otimistas do baralho do tarot, indicando entusiasmo e alegria de viver. Esta carta representa o nascer do sol que segue a escuridão da noite.”

Considerando o objetivo principal de David nos três últimos episódios da série – salvar Lucy, que havia sido sequestrada por espiões da Arakawa Enterprises – a ideia da positividade e sucesso (e o prazer que vem depois de você obter ambos) caberia bem aqui: David morre ao cumprir seu objetivo, mas morre, literalmente, sorrindo, indicando que não se importa de partir, desde que Lucy estivesse salva.

Montagem mostra David Martinez, protagonista de Cyberpunk: Mercenários, ao lado da carta do Sol no tarot

(Imagem: Netflix/Tarot Farm/Reprodução)

Embora a análise sobre David ainda não seja confirmada, o produtor executivo e showrunner de Cyberpunk: Mercenários, Rafal Jaki, confirmou a primeira impressão, sobre a carta na Lua. Tanto na postagem original do Reddit, como em seu perfil oficial no Twitter.

Tá, mas o que isso tem a ver com Cyberpunk 2077?

No jogo original, uma das missões auxiliares (sidequests) envolve fazer com que o protagonista V encontre várias cartas do baralho do tarot – duas delas sendo o Sol e a Lua. O nome da missão – “Fool On The Hill” – incumbe você de identificar 20 grafites que simbolizam 20 cartas do tarot, espalhados por Night City.

A missão lhe é oferecida por Misty e, após completá-la você ganha o item “Misty’s Dreamcatcher”, um item cosmético que pode ser exibido no apartamento de V. Além disso, você ganha o troféu/achievement “The Wandering Fool”.

Montagem coloca os grafites do Sol e da Lua em Cyberpunk 2077

Imagem: CD Projekt Red/Reprodução

Quantas referências existem em Cyberpunk: Mercenários?

O problema é que, se você estava maratonando os episódios, é bem provável que a função de sugestão de mais séries que a Netflix aciona quando você acaba uma produção possa ter cortado a cena dos créditos, efetivamente fazendo você perder essa exibição.

Isso pode não estar no seu melhor interesse pois, segundo o que Jaki disse ao Kotaku, via e-mail, a ideia das referências do anime veio do estúdio de animação Trigger, que fez toda a parte de desenho e roteiro do anime. E sim, existem várias outras referências que os fãs ainda não encontraram, mas que, obviamente, ele não contaria onde elas estão, afirmando que ele sente imenso prazer quando vê algum espectador da série fazer essas conexões.

Bom, ele deu uma pista de uma delas, pelas menos:

“De onde vem a polícia?”

Cyberpunk: Mercenários estreou na Netflix em 13 de setembro de 2022.

via Reddit | Rafal Jaki (Twitter) | Tarot Farm (1) (2) | Kotaku

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments