O criador da franquia Sonic the Hedgehog, Yūji Naka, confessou ser culpado durante o tribunal, onde foi acusado de acesso a informações privilegiadas (prática conhecida como inside trading). Isso ocorreu na última quinta-feira, 2 de março.

As acusações foram feitas em 2022, quando Naka ainda trabalhava em Balan Wonderworld, em parceria com a publisher japonesa Square Enix. O designer foi detido pela Promotoria Pública de Tóquio em novembro.

“Não há dúvida de que eu tive acesso a informações sobre os jogos antes de eles se tornarem públicos e comprei as ações”, confessou Naka durante o tribunal. O escândalo se refere a jogos de celular das franquias Dragon Quest e Final Fantasy, ambos publicados pela Square Enix.

Os jogos em questão são Dragon Quest Tact, desenvolvido pelo estúdio Aiming, e Final Fantasy VII: The First Soldier, do estúdio Ateam. Naka soube da produção de ambos os títulos antes de eles serem anunciados publicamente.

Devido a isso, ele adquiriu ações dos estúdios em 2020, já como ex-funcionário da Square Enix, o que é considerado uma “violação da Lei de Instrumentos Financeiros e Câmbio. Outros dois ex-empregados da publisher, Taisuke Sazaki e Fumiaki Suzuki, foram presos por inside trading também.

O que é o inside trading que levou o criador de Sonic à prisão?

O termo inside trading se refere à principal acusação feita a Yūji Naka: de que ele teria tido acesso a informações privilegiadas durante o período em que trabalhou na publisher japonesa Square Enix, e tirou proveito disso.

Isso porque, ao comprar as ações do estúdio, que supostamente subiriam com o anúncio, eles poderiam revender esse capital por um preço maior do que o da aquisição inicial. Em muitos países, essa prática é um crime conhecido como inside trading.

Quem é Yūji Naka?

Naka trabalhou na Sega entre 1984 e 2006 e é mais conhecido como o criador da franquia Sonic the Hedgehog, após ter assumido um papel fundamental no desenvolvimento dos jogos originais do ouriço.

Em 2006, ele fundou seu próprio estúdio, o Prope, que desenvolvia pequenos jogos para celular e Nintendo Wii. Em 2018, Naka ingressou na Square Enix, onde dirigiu Balan Wonderworld, lançado em 2021.

Yuji Naka com a edição de colecionador de Sonic Mania

Imagem: Reprodução

O jogo recebeu muitas críticas negativas e, logo depois, Naka deixou a Square Enix. Em abril de 2022, ele processou a publisher, alegando que havia sido removido do cargo de diretor de Balan Wonderworld seis meses antes de seu lançamento.

Via: VG24/7

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments