A última superlua de 2021 está prevista para acontecer entre a tarde e a noite desta quinta-feira (24). Como esse fenômeno não é visto com tanta frequência assim e é bonito, esta pode ser uma boa oportunidade para fazer registros fotográficos do mesmo.

No Android, por exemplo, uma boa alternativa é o usar o app Google Camera com o modo astrofotografia, que é ideal justamente para estas ocasiões astronômicas. A seguir, confira como instalar o Google Camera para tirar fotos com o modo astrofotografia.

Importante

O Google Camera é um aplicativo que vem pré-instalado em alguns aparelhos Android, principalmente nos da linha Pixel, que é do próprio Google. Entretanto, existe uma série de desenvolvedores que modificam o app para o mesmo ser instalado em outros aparelhos.

Estas versões modificadas, entretanto, por não serem oficiais, nem sempre funcionam em todos os dispositivos. Por exemplo, os celulares com o processador Exynos geralmente apresentam erros de compatibilidade.

De forma geral, para o Gcam 8.1 funcionar (versão utilizada no tutorial abaixo), é necessário que o celular tenha o Android 10 ou superior e conte com o suporte ao módulo “Camera 2 API”. Caso esteja em dúvida se seu aparelho possui suporte a este módulo, use este aplicativo para verificar.

Nossos testes foram realizados com sucesso e sem bugs em dois aparelhos com o Android 10 de marcas diferentes.

Como usar o modo astrofotografia do Google Camera

Por se tratar de uma versão não oficial, a instalação desta versão modificada do Google Camera é feita através de um arquivo APK. Veja:

1. Acesse este link no navegador do seu celular do repositório do Google Camera do Celso Azevedo;

2. Realize o download do arquivo APK e execute-o. Caso o processo de instalação não funcione, tente baixar o segundo APK;

Como instalar o Google Camera e usar modo astrofotografia - Passo 1

3. Na mensagem que surge, clique em instalar e aguarde o processo ser realizado. Caso nunca tenha instalado um APK, o Android poderá solicitar algumas permissões extras;

Como instalar o Google Camera e usar modo astrofotografia - Passo 2

4. Agora que o app foi instalado, abra-o e conceda as permissões necessárias para que o mesmo tenha acesso a câmera e outros recursos usados para tirar fotos e gravar vídeos.

Como instalar o Google Camera e usar modo astrofotografia - Passo 3

Uma vez que o Google Camera está corretamente instalado, o recurso “Astrofotografia” poderá ser ativado através do modo “Visão Noturna”, assim como mostra a imagem abaixo.

Como instalar o Google Camera e usar modo astrofotografia - Passo 4

Pronto! Agora, é só usar o Google Camera com o modo astrofotografia para tirar algumas fotos de eventos a noite com mais qualidade.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *