O combate da indústria contra os mineradores de criptomoedas parece estar dando resultados e o reflexo disso é claro no mercado de placas de vídeo. Ao redor do mundo, as GPUs mais desejadas da Nvidia já começam a ficar disponíveis em maior quantidade.

As boas novas se dão, em grande parte, por conta da chegada das versões Light Hash Rate da família RTX 30. Os modelos LHR limitam a mineração de dados por meio de travas incluídas no próprio hardware, o que reduz o interesse dos adeptos desse tipo de atividade pelas placas.

Mercado de GPUs

No apanhado feito pelo portal Tom’s Hardware junto a diversos serviços de monitoramento de varejistas, as GPUs voltam a aparecer em grandes mercados globais.

Em países como Alemanha, Polônia e Áustria – além do Reino Unido –, dezenas de redes de lojas já oferecem ao menos 19 modelos diferentes de placas RTX 30 em suas edições LHR. No Japão, os produtos também estão voltando às prateleiras do bairro de Akihabara.

O que não muda são os altos preços desse tipo de produto. Efeito colateral do grande momento de escassez sofrido pelo setor, as GPUs mais recentes da Nvidia seguem com valores bem acima do sugerido pela fabricante, mas eles já começam a cair.

Com a esperada regularização no fornecimento de semicondutores e o contínuo enfrentamento à mineração de cripto, parece haver uma luz no fim do túnel para quem só quer curtir seus games com um visual bacana e sem preocupações.

Fonte: Tom’s Hardware

Comentários

1

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Fausto
30 de junho de 2021 13:11

A NVidia não tem nada a ver com isso. Isso aí foi a proibição de minerar na China, afastou os investidores e mineradores, os coins estão morrendo.