O valor de desenvolvimento e comercialização de jogos AAA modernos (também chamados de Triple A) é alto, mas o ritmo em que esse segmento continua a encarecer é um tanto assustador. De acordo com um documento publicado pela Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido, o custo já ultrapassa US$ 1 bilhão em alguns casos.

O CMA relata que o custo de desenvolvimento de um Triple A que recebeu sinal verde e está previsto para ser lançado entre 2024 e 2025 tende a chegar a US$ 200 milhões ou mais. Em comparação com cinco anos atrás, o valor de produção era, em média, de US$ 50 a US$ 150 milhões. The Callisto Protocol (2021), por exemplo, custou US$ 162 milhões para ser desenvolvido.

As informações estão contidas em um recente relatório, emitido após a recente decisão do órgão regulador de bloquear a proposta de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. O CMA ainda revela que os mais recentes jogos da franquia Call of Duty já têm orçamentos de desenvolvimento superiores a US$ 300 milhões.

Microsoft pode enfrentar problemas na aquisição da Activision Blizzard

Imagem: Shutterstock/FellowNeko

Grand Theft Auto VI também é mencionado no documento com um orçamento de mais de US$ 250 milhões. Vale ressaltar que, com os custos de marketing e promoção, os custos sobem mais ainda. Neste quesito, o CMA menciona várias desenvolvedoras e publishers (mas sem especificar quais) que forneceram números relevantes.

Muitas destas empresas revelam custos de desenvolvimento na faixa de US$ 80 a US$ 350 milhões, e marketing na faixa de US$ 50 a US$ 380 milhões. No entanto, uma publisher em particular revelou que uma de suas principais franquias chegou a um orçamento de US$ 660 milhões de produção, e custos de marketing de US$ 550 milhões.

Via: Gaming Bolt

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