Impróprio para menores de 17 anos. Pouco tempo atrás, a Square Enix fez um estardalhaço ao falar sobre a classificação “Mature” (M) de Final Fantasy XVI. A classificação etária “M” do game indica que o título pode conter conteúdo com mutilação, referências sexuais, palavrões e violência. No Brasil, o título foi classificado como “não recomendado para menores de 16 anos”.

Final Fantasy XVI

Imagem: Square Enix/Divulgação

Até aí tudo bem. O que chamou atenção foi uma recente publicação da análise detalhada da classificação etária de Final Fantasy XVI feita pela Entertainment Software Rating Board (ESRB), a organização que analisa, decide e coloca as classificações etárias indicativas em jogos eletrônicos comercializados na América do Norte.

Seios e nádegas em Final Fantasy XVI

O texto esclarece que alguns elementos do jogo elevaram sua classificação acima da “T” (Teens), para adolescentes. A argumentação começa com a abertura de FF16 que traz espadas e magia, com alguns respingos de sangue intensos e “gritos de dor” na batalha. Mas o que rendeu ótimos comentários e até risadas não tem nada a ver com ferimentos ou violência.

Os detalhes mais explícitos mencionam palavrões ouvidos ao longo do jogo, além de”gemidos sexuais em um bordel” e referências à prostituição – o que não é novidade em muitos jogos. Por fim, a ESRB detalha “seios e nádegas parcialmente expostos” – claro, deu o que falar.

Afinal, nudez parcial em um RPG japonês não deveria ser surpresa para ninguém. De qualquer forma, se você já passou dos 17, a data de lançamento de Final Fantasy XVI foi confirmada no The Game Awards: o jogo exclusivo do PlayStation chegará em 22 de junho de 2023.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments