A não ser que ele seja herdeiro ou vencedor da Mega Sena, as chances de um jovem ter muita grana no bolso são mínimas. Essa premissa será real também em Cities: Skylines 2 em seu lançamento em outubro. Essencialmente, a inteligência artificial (IA) do jogo preza pelo realismo da vida física e estipula que, se você tem pouca idade, tu é um falido, parça. Bem-vindo ao clube!

Brincadeiras à parte, a informação vem de um novo vídeo que detalha o desenvolvimento de Cities: Skylines 2. O material, que você vê abaixo, fala especificamente do “pathfinding”, que é como a IA faz os personagens do jogo se locomoverem pela sua cidade simulada. A ideia é a de que o novo título da Paradox Interactive use a IA para determinar formas mais inteligentes – e realistas – de tráfego pela metrópole virtual.

Pelo vídeo, nós somos apresentados a um sistema de pathfinding que se sustenta em quatro pilares: tempo, conforto, dinheiro e agentes – este último, o rótulo que denomina os personagens do jogo. É um esquema bem mais complexo que o título anterior, cuja determinação era feita baseada em proximidade de locais, apenas.

Em Cities: Skylines 2, essa diferença é que – teoricamente – oferece maior conexão com a vida real:

“No jogo, os agentes escolhem uma rota baseada no ‘custo’ do pathfinding. Para os agentes mais jovens, o fator mais importante é o dinheiro: eles procuram opções mais baratas de transporte e viagens, ou estacionamentos populares. Os adultos valorizam o tempo, então a rota mais rápida geralmente é a escolha primária para eles. E os agentes sênior valorizam o maior conforto. Se o custo desse conforto for menor, eles tendem a preferir essa opção.”

Traduzindo: os jovens vão preferir andar de ônibus porque têm pouco dinheiro para manter um carro. Os idosos vão comprar um carro mais luxuoso para se locomover porque, apesar de mais caro, ele é mais confortável.

Em ‘Cities: Skylines 2’, IA vai variar comportamento de NPCs com base no dinheiro
Em ‘Cities: Skylines 2’, IA vai variar comportamento de NPCs com base no dinheiro
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Em ‘Cities: Skylines 2’, IA vai variar comportamento de NPCs com base no dinheiro
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A premissa tem um reflexo real: um estudo feito pela Universidade de Melbourne, na Austrália, indica que o declínio na remuneração trabalhista ao longo dos anos, somado a um custo de vida bem mais elevado que, digamos, há 20 ou 30 anos, tem contribuído para que as pessoas mais jovens tenham uma capacidade menor de retenção de capital do que as pessoas mais velhas. Isso, consequentemente, levou a uma mudança de prioridades: pessoas nos seus 20 e poucos anos, hoje, preferem garantir um aluguel dentro de um ecossistema econômico mais complicado do que na época em que os idosos atuais tinham a mesma idade e tinham maior facilidade em, digamos, começar uma família com 25 e comprar uma casa na mesma idade.

Obviamente, Cities: Skylines 2 não entrará a fundo nessa premissa – é um simulador de cidades, afinal – mas é interessante ver como um jogo com um pano de fundo tão simples busca refletir informações que, na vida real, são fundamentadas pela estatística.

Cities: Skylines 2 tem lançamento previsto para 24 de outubro de 2023, para PlayStation 5, Xbox Series S/X e PC.

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