Imagem: Alessandro Della Bella/ETH Zürich

O posto de carro elétrico com maior aceleração do mundo agora tem um novo dono: mythen, o novo veículo feito por estudantes da ETH Zurique e da Universidade de Ciências Aplicadas e Artes de Lucerna, que acelerou de 0 a 100 km/h em menos de um segundo.

Durante a maior parte do ano, esses alunos — que também são membros do Academic Motorsports Club Zurich (AMZ) — gastaram seus tempos livres para desenvolver um carro elétrico que fosse potente o suficiente para superar todas as marcas anteriores.

E por mais difícil que fosse a tarefa, eles projetaram um veículo extremamente leve — de apenas 140 quilos graças ao uso de carbono leve e alumínio honeycomb — e, ao mesmo tempo, potente (com 240 quilowatts ou cerca de 326 CV).

mythen, o carro elétrico caseiro com maior aceleração do mundo 2

Imagem: Alessandro Della Bella/ETH Zürich

Mas como revelou Dario Messerli, chefe de aerodinâmica da AMZ, potência não é a única coisa importante. E o toque final veio com uma espécie de aspirador que mantém o veículo no chão por sucção, que ajudou o carro apelidado de mythen a garantir uma tração forte desde o início.

O novo carro elétrico caseiro com maior aceleração do mundo

Com o projeto pronto, mythen foi levado à pista no Parque de Inovação da Suíça, em Duebendorf, para seu teste final. E pasmem: o carro elétrico de corrida acelerou de zero a 100 km/h em apenas 0,956 segundo e percorrendo uma distância de 12,3 metros.

Tal feito fez com que o veículo batesse o recorde mundial do ano passado (de 1,461 segundos) e se tornasse o EV com aceleração mais rápida de todos os tempos.

Resta saber agora quando esse novo recorde será batido.

Fonte: ETH Zurich

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments