Em busca de tornar os veículos elétricos (EVs) mais populares aqui no Brasil, a BYD revelou que vai iniciar negociações com os estados para obter isenção de IPVA para esse segmento de automóveis.

A informação, reportada pelo O Globo, surge logo após a abertura do novo complexo industrial da marca em Camaçari, na Bahia. Aliás, o estado anunciou nesta semana que vai dar a isenção para donos de veículos elétricos de até R$ 300 mil.

“Vamos tentar falar com todos os estados que conseguirmos. Mas são negociações longas. A isenção de IPVA na Bahia foi um passo muito importante. Em todos os países é preciso que os governos incentivem o processo de transição para energia limpa”, anunciou a vice-presidente e CEO da BYD para Américas, Stella Li, ao jornal.

Se as negociações caminharem bem, os consumidores podem ter um atrativo extra na hora da aquisição de um carro elétrico. Afinal, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) estima economia de mais de R$ 5 mil em EVs com preços mais populares.

Vale destacar que apenas Ceará, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Norte, Maranhão e Rio Grande do Sul dão isenção de 100% do IPVA para carros elétricos.

Já estados como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, oferecem apenas redução do tributo.

Imagem de carros elétricos

Imagem: mpohodzhay/Shutterstock

Mais esforços da BYD em prol dos EVs no Brasil

Ainda segundo O Globo, a BYD está correndo atrás de outras medidas em prol de fomentar os veículos elétricos por aqui. Uma delas envolve negociações com governos e setor privado para o desenvolvimento da infraestrutura de postos de carregamento.

Além disso, a montadora chinesa também firmou uma parceria com a Didi, dona da 99, para um programa piloto com 1.000 EVs em São Paulo. E com a nova fábrica na Bahia, a tendência é de barateamento de custos, o que culminaria em reduções nos preços finais e, consequentemente, mais popularização dos EVs.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments