Depois de dois anos de análises e feedbacks, a Microsoft definiu uma nova fonte padrão para a suíte Office, que engloba o Word, Outlook, PowerPoint e Excel. Inspirada na tipografia suíça de meados do século XX, a nova fonte Aptos substituirá a, até então, fonte padrão Calibri.

Aptos é a nova fonte padrão do Microsoft Office

Imagem: divulgação / Microsoft

“Hoje iniciamos a fase final dessa grande mudança, na qual a [fonte] Aptos começará a aparecer como a nova fonte padrão no Word, Outlook, PowerPoint e Excel para centenas de milhões de usuários”, explica Si Daniels, gerente principal de programas da Microsoft. Segundo ele, nos próximos meses, esta será a fonte padrão para todos os usuários da plataforma.

A nova fonte foi criada pelo designer Steve Matteson, que anteriormente desenhou a fonte Segoe, também licenciada pela Microsoft para ser usada como a fonte padrão do Windows – e assim segue até hoje, no Windows 11.

Aptos é a nova fonte padrão do Microsoft Office

Imagem: divulgação / Microsoft

Aptos, a nova fonte padrão do Microsoft Office

Com terminações dos traços claramente cortadas, a Aptos ainda traz uma suavização sutil em comparação com outras tipografias mais rígidas baseadas em grade. A Helvetica talvez seja o exemplo mais famoso desse tipo de fonte “grotesca san-serif”.

Aptos é a nova fonte padrão do Microsoft Office

Imagem: divulgação / Microsoft

Apesar de a Aptos assumir a posição de fonte padrão do Office, a anterior Calibri – antiga fonte padrão desde 2007 – continuará pré-fixada no topo do menu de fontes ao lado das suas predecessoras Times New Roman e Arial.

“A Aptos faz parte de uma onda mais ampla de recursos chegando ao Microsoft 365. Estamos nos esforçando para tornar o software mais expressivo e inclusivo”, explica Daniels. “Há uma experiência de seleção de fontes recém-projetada, juntamente com novos temas, cores e planos de fundo”.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments