A Applerevelou o novo sistema operacional iOS 17 durante a WWDC23, destacando as novidades implementadas nas ferramentas de comunicação nativa do iPhone – a saber, Telefone, Mensagens e FaceTime. Alguns recursos já são conhecidos por outros aplicativos ou outros dispositivos e sistemas, mas chegam de forma nativa aos aparelhos suportados pelo sistema operacional. Além disso, um app dedicado à criação de um diário pessoal, um revigorado modo de exibição noturna e aprimoramentos no corretor automático estão entre as novidades.


Acompanhe a cobertura completa da WWDC nesta segunda-feira aqui no TecMasters. Veja também os outros anúncios do evento:

A empresa abriu a apresentação mostrando um novo formato de exibição de contatos: no iOS 17, quando um contato liga para você, um pôster customizado com uma foto dele será exibida por todo o tamanho do display. Esse pôster é editável: ao invés da foto, pode ser um animoji e as fontes também são customizáveis.

Imagem mostra recurso de pôster de contatos no iOS 17

Imagem: Apple/Reprodução

Esses mesmos pôsteres se desdobram em uma segunda função – a de compartilhamento de contatos via AirDrop: ao aproximar um iPhone de outro (claro, com ambos devidamente atualizados para o iOS 17), automaticamente o cartão da pessoa pede para ser pareado entre os dois aparelhos, com um fazendo o envio para o outro. Não que isso seja uma novidade, mas a Apple é boa em tornar esteticamente apresentáveis funções que já existem na concorrência, chamando isso de “NameDrop” no novo sistema.

Falando nisso, essa capacidade se estende também para o compartilhamento de fotos e funciona entre os dispositivos do ecossistema da Apple – compartilhar o contato do iPhone com o Apple Watch, por exemplo. Finalmente, vale citar que essa função é embutida dentro do toolkit da Apple, então aplicativos terceirizados que trabalhem com exibição de contatos também poderão tirar proveito dessa novidade no iOS 17.

Das novidades mais interessantes, podemos destacar a transcrição automática em tempo real de correios de voz: quando um contato deixa uma mensagem do tipo para você, ao mesmo tempo em que ele grava o recado, a transcrição aparece na sua tela e você decide se atende logo de cara ou se deixa para depois. Vale citar, uma função similar também se dispões para gravações de recados de voz via Mensagens. Falando nele, o app de Mensagens do iOS 17 agora conta com diversas novidades, como o compartilhamento de mapas e recursos de buscas, além de filtros para localizar assuntos específicos tratados em uma corrente de mensagens.

Não, você não estará errado se lembrar do Pixel 7: no ano passado, o Google apresentou algo similar para o seu smartphone. Mas mesmo assim, é uma novidade bastante bem-vinda para quem tem que lidar com a chateação de um correio de voz e a notificação intermitente e irremovível que ele deixa na tela do celular.

O app Journal (“Diário”, em inglês) é o estreante da vez, permitindo que você crie entradas relacionadas a eventos que você queira guardar na memória. Mais além, o próprio iOS 17 pode oferecer sugestões para entradas novas, como por exemplo fotos de ocasiões especiais ou datas. O melhor é que isso tudo é feito localmente, para fins de privacidade.

Já o FaceTime agora permite a gravação de pequenos vídeos de recado, como se você quisesse apenas compartilhar um momento especial com um contato – como se fosse um story nas redes sociais, só que direcionado a um contato de sua agenda telefônica.

Finalmente, outras novidades incluem uma parametrização mais simples para o acionamento da Siri (nada de “Ei, Siri” para acordar a assistente virtual – agora é só “Siri”), um novo modelo preditivo de linguagem para sugestões de palavras durante a composição de texto, um autocorretor mais inteligente (e mais fácil de ignorar com um toque).

Embora uma data definitiva não tenha sido informada, a Apple afirmou que o iOS 17 deve começar a ser disponibilizado a partir de setembro de 2023.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments