Já falamos aqui sobre como o serviço de conexão via satélite para emergências da Apple já ajudou bastante gente que se perdeu por aí. Uma faceta mais rara desse serviço, no entanto, vem do fato de que ele oferece bem mais do que uma conexão rápida por pedido de socorro em situações de risco.

Casos mais corriqueiros também podem ser contemplados pela plataforma, e o youtuber Brian Tong decidiu mostrar uma delas em teste dentro do seu canal – a chamada Satellite Roadside Assistance, ou simplesmente, “Assistência Rodoviária via Satélite”.

Essencialmente, o funcionamento dessa assistência é similar a quando você se perde em alguma trilha, mas é ativado dentro de uma premissa mais simples: imagine que seu carro deu algum defeito ou faltou combustível bem no meio da rodovia, durante uma viagem.

Normalmente, estradas interestaduais são regiões sem muita disponibilidade de sinal e, obviamente, ver seu carro parar nestas áreas é meio complicado. Aqui no Brasil, por exemplo, muitas das nossas estradas contam com telefones públicos distribuídos a cada quilômetro justamente para prevenir isso.

Tong decidiu testar isso, dirigindo seu carro elétrico para uma região mais isolada até que a bateria dele acabasse. Colocando o veículo no acostamento e confirmando a ausência de sinal em seu iPhone 15, o youtuber conseguiu se conectar a um serviço de segurança automotiva, que enviou auxílio para reiniciar o automóvel.

O teste foi um sucesso completo, com Tong elogiando a plataforma constantemente ao longo do vídeo acima.

Segundo a Apple, outros serviços também são contemplados por esse método de conexão: reabastecimento de combustível, guincho, destrancar o veículo caso você tenha esquecido as chaves dentro dele e até mesmo trocar um ou mais pneus furados.

O uso é simples: quando seu aparelho estiver sem sinal de banda – tanto wi-fi como dados móveis – o método “via satélite” para conexões curtas será automaticamente acionado. Você abre o iMessage e envia uma mensagem de texto para o remetente “Roadside Assistance”, que já vem pré-configurado no aparelho. A partir daí, uma série de comandos vão lhe orientar a finalizar seu pedido e também oferecer dicas de segurança.

É importante que o usuário esteja em área aberta e com céu limpo, a fim de assegurar uma conexão firme.

Essa parte da assistência, infelizmente, está disponível apenas nos EUA, com o Canadá provavelmente a recebendo no começo do ano que vem. A Apple quer expandir essa opção para todos os países onde atua, mas considerando como cada nação tem seus próprios provedores e legislações, obviamente isso demora um pouco.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments