Uma parceria entre a IBM e a DrumWave promete colocar o consumidor como guardião dos próprios dados. Nesta quarta-feira (31), as duas empresas anunciaram uma plataforma que vai permitir aos consumidores controlarem e monetizarem os próprios dados diretamente do celular.

Com previsão de lançamento comercial para o último trimestre do ano no Brasil, a promessa que ainda é embrionária poderá movimentar cerca de 1,8 trilhão globalmente no longo prazo, segundo o presidente da DrumWave Fernando Teles. A escolha do país se deu pelo tamanho da economia local e a tendência da população para usar tecnologias, acrescentou.

Para viabilizar o negócio, a startup prepara o ecossistema de dados com a dWallet, uma carteira de dados que permite às pessoas decidirem se e como querem dar acesso aos dados a outras pessoas ou empresas. O negócio vai permitir recompensa ou remuneração  por meio dessas transações. 

Aplicação da DrumWave e IBM vai permitir que consumidor controle e monetize dados

Imagem: Reprodução/Drumwave

A startup vai mediar os dados gerados pelo consumidor, seja a partir de uma visita a um site ou aplicativo de loja, bancos, academias, farmácias entre outros. Qualquer dado detido por essas empresas – tipos de produtos pesquisados, tamanho, quantia comprada, quantas vezes comprou etc. – será reunido, certificado e precificado pela DrumWave.

A partir de um preço estipulado, a comercialização mediante permissão do proprietário desses dados será feita a diferentes tipos de empresas interessadas em adquirir ou usar esses dados coletados, aproveitando-os, por exemplo, para anúncios direcionados.

“Queremos capacitar os verdadeiros donos dos dados para que possam decidir o rumo de suas informações e gerar renda com essa operação. Tudo isso é baseado no conhecimento explícito sobre as origens, o destino e uso dessa informação”, diz Teles. 

Quando uma oferta é aceita, a dWallet poderá monetizar esses dados de diferentes formas: receber uma compensação financeira na forma de cash ou descontos, investir seus dados e também comprar pagando com dados. Dessa venda, uma comissão fica para a DrumWave pelo serviço prestado.

Aplicação da DrumWave e IBM vai permitir que consumidor controle e monetize dados

Da esquerda para direita, Fernando Teles, presidente e chief revenue officer da DrumWave, e Joaquim Campos, VP de Data & AI, IBM América Latina. Imagem: Edgar Bueno

Para dar suporte ao negócio, a IBM entra como fornecedora da infraestrutura de nuvem híbrida para a carteira digital, segundo a empresa, isso vai simplificar o acesso aos dados do cliente, identificando e organizando-os automaticamente para fornecer ofertas acionáveis ​​aos usuários, enquanto protege o uso com aplicação de políticas. Com o IBM Watson Knowledge Catalog no IBM Cloud Pak for Data on IBM Cloud, a IBM também ficará responsável por catalogar e criar perfis para a DrumWave gerenciar as diversas fontes de dados concentradas em um só local. 

Trabalhamos com a DrumWave para criar uma plataforma capaz de simplificar o gerenciamento de diferentes fontes de dados em um ambiente seguro na nuvem, que permite a visualização dos dados em um só lugar, para oferecer aos seus clientes mais opções, além de novos serviços”, comenta Joaquim Campos, VP de Data & AI da IBM América Latina.

Vale ressaltar que, para que essas operações sejam realizadas, o usuário deverá primeiro abrir uma conta dWallet, ler e aceitar voluntariamente todas as políticas de uso propostas pela plataforma, que estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, incluindo privacidade e direitos de propriedade no Brasil.

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