Na manhã desta quarta-feira (4), o Google lançou uma nova versão do seu sistema operacional móvel Android, dentre outros anúncios em hardware, como smartphones Pixel, smartwatch e fones da marca. As novidades do Android 14 trouxeram mais customização, controle e funções voltadas para acessibilidade.

A versão 14, anunciada durante o Made by Google, evento anual da gigante das buscas, adicionou telas de bloqueio personalizáveis, novos recursos de segurança (suporte expandido a chaves de acesso, proteções de privacidade para lidar com corretores de dados obscuros e atualizações de interface do usuário), além de novos recursos de saúde para o dispositivo. Por enquanto, a nova versão está disponível apenas para telefones Pixel (4A 5G e superior), enquanto outros, como Samsung Galaxy, iQOO, Nothing, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, Sony, Tecno, vivo e Xiaomi, devem recebê-la “ainda este ano”.

Mais personalização no Android 14

O Android 14 traz novas opções de personalizações da tela de bloqueio. O usuário pode alternar entre diferentes fontes, widgets, cores e formatos, além disso, o Google usou um gerador de papéis de parede com tecnologia de inteligência artificial generativa, disponíveis apenas para telefones da marca, Pixel 8/8 Pro, por enquanto.

A nova versão também permitirá que os usuários definam atalhos personalizados para a tela de bloqueio, como o leitor de QR ou o aplicativo Google Home, para ter acesso rápido sem necessitar desbloquear do aparelho.

 

Ainda, o Android 14 traz melhoramento de câmera, ao oferecer suporte a imagens HDR com o Ultra HDR, auxiliando na aparência das imagens, realçando cores, destacando áreas de brilho e sombra, além de tirar e exibir fotos de alta definição sem alterar a qualidade original da imagem.

Centralização de dados de saúde e segurança

Para os usuários que utilizam o dispositivo para monitorar dados de saúde e condicionamento físico, o Android 14 centralizou o armazenamento de dados em só lugar, integrando o Health Connect às configurações do sistema operacional, semelhante ao Apple Health. De acordo com o Google, os dados são criptografados de forma que a empresa ou terceiro não tenham acesso, ou seja, vê-los ou usá-los para qualquer finalidade.

Android 14: confira as novidades da versão mais recente do sistema operacional móvel do Google

Imagem: Divulgação/Google

O Android 14 também adicionou novas atualizações de compartilhamento de dados: agora, ao ser solicitado para conceder permissão de acesso à localização a aplicativos, o usuário receberá uma notificação quando o aplicativo estiver compartilhando dados de localização com terceiros, possibilitando uma decisão mais informada sobre a concessão de acesso àquele dado.

 

A versão mais recente do SO torna o desbloqueio mais automático. Ao definir um PIN (números de identificação pessoal) de seis dígitos ou mais, o usuário precisará apenas digitá-lo corretamente sem que necessite tocar em ‘enter’ para ter acesso ao telefone.

Houve também suporte expandido de chave de acesso. A partir da nova versão, o usuário pode usar a impressão digital para logar em aplicativos de terceiros. Os aplicativos podem usar o novo Gerenciador de Credenciais do Android para reunir todos os métodos de login de um usuário, como senhas e “Fazer login com o Google”.

Adições em funções de acessibilidade

A versão 14 do Android também adicionou recursos para visão e audição. A lupa foi aprimorada para usuários com baixa visão, possibilitando aumento e redução de zoom em 100%. No novo painel de configurações também será possível alterar o tamanho da lupa ou personalizar a parte da tela que se deseja ampliar. Alteração rápida no tamanho da fonte do texto também será outra possibilidade para melhorar a legibilidade.

O Android 14 também trouxe novidades em acessibilidade auditiva. Agora, um fluxo dedicado de configuração de aparelhos auditivos pode ser acessado agora nas configurações de Acessibilidade.

Da mesma forma, se as notificações, toques ou alertas não forem suficientes, as “Notificações em Flash” agora pode ser ativada em configurações de Acessibilidade e Notificações. Dessa forma, ao receber notificações, flashes de luz vão funcionar como notificações.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments