Lançado em 2016, Pokémon GO permanece sendo um enorme sucesso quando o assunto envolve jogos para dispositivos móveis. Somando mais de 1 bilhão de downloads, o game desenvolvido pela Niantic Inc. coloca o jogador para caçar, treinar e batalhar com as criaturas virtuais usando apenas o GPS e a câmera do smartphone, por meio de realidade aumentada (tecnologia abreviada como RA, ou AR em inglês).

E para quem procura títulos semelhantes a Pokémon GO tanto no Android quanto no iOS, o TecMasters selecionou 10 jogos parecidos, levando em conta a tecnologia RA e a proposta de interagir com criaturas e/ou com o cenário ao redor por meio da câmera. Caso seu aparelho móvel esteja com o sistema operacional atualizado e seja compatível com realidade aumentada, vale conferir os títulos abaixo!

Angry Birds AR: Isle of Pigs

Que Angry Birds é um sucesso todo mundo já sabe. Afinal, a franquia da desenvolvedora e distribuidora finlandesa Rovio Entertainment atingiu recentemente 5 bilhões de downloads globalmente. Porém, que tal inovar na maneira de jogar o game dos pássaros utilizando tecnologia RA? Esta é a proposta de Angry Birds AR: Isle of Pigs.

Aqui, os pássaros mais irritados dos videogames utilizam a tela do seu smartphone para derrubar estruturas repletas de porcos (seus maiores inimigos), por meio de realidade aumentada. É só posicionar a câmera, mirar e disparar os Angry Birds!

Disponível para Android e iOS.

AR Dragon

Quem se recorda dos Tamagotchi, comumente conhecidos como os “Bichinhos Virtuais” que fizeram um tremendo sucesso nos anos 1990? Para quem não se lembra, esses pequenos dispositivos foram uma febre entre as crianças, colocando-as para cuidar de um pequeno dragão de estimação desde seu nascimento. Era preciso alimentá-lo, colocá-lo para dormir, brincar e interagir de forma geral.

Em AR Dragon, game da Talking Pet, a fórmula é semelhante: você precisa cuidar de um dragão de estimação, alimentando-o, brincando e treinando-o. A diferença é que ao invés do pequeno display dos Tamagotchi, a criaturinha aparece na tela do seu smartphone, inserido no ambiente ao seu redor graças ao AR e com gráficos modernos.

Disponível para Android e iOS.

Ghostbusters Afterlife: scARe

Ghostbusters: Afterlife ScARe é baseado no mais recente filme da franquia, Os Caça-Fantasmas: Mais Além. O game da Imprezario Entertainment coloca o jogador para capturar os fantasmas que estão aparecendo em todos os lugares da cidade.

Auxiliado pelo mecanismo de GPS do seu celular e pela tecnologia AR através da câmera, você deve utilizar sua arma de prótons e outras artimanhas para acabar com a ameaça dos fantasmas. Basta mirar o smartphone, resolver quebra-cabeças para conseguir equipamentos melhores e se preparar para sobreviver aos sustos que as criaturas sobrenaturais tentam pregar.

Disponível para Android e iOS.

Ingress Prime

Ingress também é uma criação da Niantic, Inc., de Pokémon GO. Este é, na realidade, o primeiro projeto envolvendo RA da desenvolvedora, então a recomendação para que você teste é óbvia. O game coloca te coloca na pele de um agente que precisa investigar portais aparecendo ao seu redor. Ao encontrá-los, você obtém XM (sigla para Exotic Matter), uma espécie de energia que impacta os acontecimentos do planeta de maneira misteriosa.

Este poder também gerou duas facções no mundo: os Iluminados que defendem o uso de XM, e a Resistência que é contra seu uso por parte dos humanos. O mais interessante é que os dois lados não são meros “bem” e “mal” pois ambos apresentam preocupações válidas. E você, qual deles vai escolher?

Disponível para Android e iOS.

Jurassic World Com Vida

Desenvolvido pela Ludia Inc., Jurassic World Com Vida coloca o jogador literalmente no mundo dos dinossauros através da realidade aumentada. Entretanto, sem poupar nenhuma despesa, você realmente tem total controle da situação. Além de capturar os dinossauros e montar equipes para batalhas, você pode ainda coletar DNA e criar híbridos no laboratório. É possível colecionar outros itens e conseguir recompensas também.

Disponível para Android e iOS.

Mobbles

Colorido e carismático, Mobbles se assemelha mais a Pokémon GO tanto no visual quanto na proposta. Afinal, o título desenvolvido pela Mobbles Corp. oferece dezenas de criaturinhas simpáticas e engraçadas para você capturar enquanto explora seus arredores, usando obviamente a tecnologia de realidade aumentada.

Apesar de disputar batalhas com outros jogadores em verdadeiras rinhas de Mobbles, porém, a principal diferença entre este e o game da Niantic, Inc.; é que você também deve cuidar das criaturinhas ao melhor estilo Tamagotchi, isto é, alimentando-os, dando banho, brincando, dentre outras interações.

Disponível para Android.

Pikmin Bloom

Neste, que é mais um jogo desenvolvido pela Niantic, Inc., o jogador deve interagir com os adoráveis Pikmin, os pequeninos seres que estrelam a franquia titular da Nintendo. Em Pikmin Bloom, quanto mais tempo você vagar fora de casa, mais recompensa pode ganhar. Isso porque os passos físicos do jogador são convertidos e podem alimentar ou crescer os Pikmin.

Além disso, as criaturinhas caminham ao seu lado criando uma trilha de flores desabrochando pelo mapa, e podem vasculhar os arredores para encontrar itens. Quanto mais flores você e seus Pikmin conseguirem plantar e espalhar pelo mapa, melhor; e há também eventos multijogador e colaborativos. Seja você um pai ou uma mãe de plantas ou não, fica a recomendação.

Disponível para Android e iOS.

AR Stack

Gosta de jogar Tetris? Das formas das peças de Jenga? Ou apenas de empilhar, encaixar e amontoar coisas? Então talvez Stack AR, da Ketchapp, seja para você. Aqui, quanto mais blocos você conseguir colocar um acima do outro, melhor. O objetivo é justamente tentar construir a torre mais alta que conseguir.

Apesar da proposta simples, Stack AR conta com gráficos bonitos e combina a realidade aumentada para que você receba uma camada a mais de desafio. Afinal, é preciso posicionar a câmera em uma superfície plana para começar a construir sua torre.

Disponível para iOS.

The Walking Dead: Our World

The Walking Dead: Our World, desenvolvido pela Next Games, é baseado na série The Walking Dead do canal AMC e segue a premissa da produção televisiva, colocando o jogador para enfrentar zumbis (ou errantes) espalhados pelo mapa, de acordo com sua localização.

Você pode explorar seus arredores, encontrar de derrotar ondas de zumbis mirando sua câmera (que se transforma em sua principal arma) e sobreviver. É possível ainda resgatar outros sobreviventes e colecionar personagens da série de TV. Um prato cheio para os fãs de The Walking Dead!

Disponível para Android e iOS.

The Witcher: Monster Slayer

Baseado no fenômeno The Witcher, neste jogo de RPG que mistura realidade aumentada, você explora seus arredores enquanto investiga e batalha contra criaturas, progride e melhora suas habilidades e equipamentos, coleta informações e itens diversos, e assina contratos para sair nas mais variadas missões, bem como faria o lendário Geralt de Rívia.

The Witcher: Monster Slayer foi desenvolvido pelo estúdio Spokko, uma subsidiária da CD Projekt Red e, claro, utiliza RA para que você possa interagir com as criaturas do mundo de The Witcher através da câmera do seu smartphone. Utilize as condições climáticas a seu favor, crie poções, utilize óleos, iscas e outros itens, tudo para aprimorar os equipamentos de seu personagem e sair vitorioso das missões.

Disponível para Android e iOS.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments