A chegada das memórias DDR5 trouxe alguns problemas de incompatibilidade, uma vez que apenas pentes com esta tecnologia podem ser integrados apenas em placas-mãe com suporte. A boa notícia é que um youtuber encontrou uma alternativa interessante para usar memórias DDR4 em placas-mãe DDR5.

O dono da engenharia é supostamente um funcionário da Asus, de acordo com sua página oficial no YouTube. Em um vídeo recente ele apresentou um protótipo de adaptador que possibilita o uso de uma memória RAM DDR4 em uma placa-mãe Asus Z690 DDR5.

Infelizmente, o projeto ainda está em estágios iniciais e pode demorar um pouco até tornar-se um produto comercial. Mas em um cenário hipotético de que esse adaptador, de fato, chegue ao mercado, isso poderá ser uma boa opção para resolver alguns problemas atuais.

Alternativa para memórias DDR5

O primeiro deles tem a ver com o bolso dos consumidores. Utilizar máquinas equipadas com memória DDR5 significa usufruir de uma tecnologia de ponta, mas também adquirir produtos mais caros. Ao eliminar a necessidade de comprar memórias RAM com esta tecnologia, o gasto seria relativamente menor.

Além disso, é preciso lembrar que a crise dos chips tem trazido problemas para o estoque de pentes DDR5. Com isso, muitos usuários têm de se contentar com suas memórias DDR4, o que pode ser um problema para explorar os limites de novos componentes, como os processadores Alder Lake da Intel, por exemplo.

Ou seja, a solução em desenvolvimento poderia facilitar upgrades de quem não está com tanto poder de fogo, ao mesmo tempo em que seria uma boa alternativa para a escassez de componentes no mercado. O grande desafio, no entanto, é driblar essa diferença fundamental entre os módulos.

Resta saber se o produto vai se tornar algo comercial para que os consumidores tenham “um gostinho” das novas tecnologias que estão chegando ao mercado de PCs. Mas enquanto o adaptador retrocompatível não é lançado, quem quiser experimentar o alto desempenho das máquinas terá de tirar alguns escorpiões do bolso para adquirir os componentes DDR5.

Via: Tech Times

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments