Da mesma forma como o presente não parece ser muito agradável para a Blizzard, seu futuro começa a parecer cada vez mais incerto. Nesta terça (26), o estúdio anunciou oficialmente o cancelamento da BlizzCon 2022 e pensa em reimaginar o evento.

A pandemia já havia jogado no lixo as edições presenciais da conferência anual da desenvolvedora em 2020 e em 2021, mas agora, nem sua versão online vai sobreviver à tempestade que assola a Activision Blizzard.

Sem BlizzCon em 2022

No início deste ano, o estúdio até conseguiu tirar o atraso de 2020 com a primeira edição da BlizzConline, trazendo para o mundo virtual os encontros, painéis e anúncios tradicionais desse tipo de encontro.

Blizzard cancela BlizzCon 2022; entenda decisão e momento do estúdio

Reprodução: Blizzard

Em 2022, os fãs da empresa têm poucos motivos para se empolgar. Segundo uma postagem em seu blog, a Blizzard afirma que “decidiu dar um passo para trás e fazer uma pausa no planejamento do evento agendado para o início do próximo ano”. O motivo?

“Qualquer BlizzCon exige cada um para que o evento aconteça, é um esforço de toda a empresa, alimentado por nosso desejo de compartilhar o que criamos com uma comunidade com a qual nos importamos tanto. Neste momento, sentimos que a energia necessária para fazer um show como este seria melhor direcionada ao apoio de nossas equipes e no progresso do desenvolvimento de nossos jogos e experiências.”

Apesar disso, a desenvolvedora prometeu que mesmo sem o evento em fevereiro do ano que vem, ainda pretende compartilhar novidades e atualizações a respeito de seus jogos. Também disse querer reimaginar a BlizzCon após 16 anos, para garantir que ela seja “o mais segura, acolhedora e inclusiva possível”.

O que achamos de tudo isso?

O adiamento da BlizzCon 2022 ocorre em meio a um período turbulento da história da Blizzard. De um lado, temos uma presença cada vez maior da Activision nos rumos do estúdio, cobrando mais resultados, sistemas de monetização e lançamentos de jogos.

De outro, uma Blizzard que viu seus veteranos deixarem a empresa, que parece desafiada criativamente e que tem falhado em suas principais franquias: World of Warcraft anda estagnado, Warcraft 3 Reforged foi um fracasso – e abandonado –, Overwatch 2 ainda não gerou interesse da comunidade e Diablo 4 ainda está bem distante.

Blizzard cancela BlizzCon 2022; entenda decisão e momento do estúdio

Reprodução: Blizzard

Além disso, a desenvolvedora está no centro de um processo movido pelo estado da Califórnia contra a Activision Blizzard, acusando o estúdio de promover um ambiente tóxico, machista e repleto de casos de assédio moral e sexual.

Faz sentido que a Blizzard queira tomar esse tempo emprestado para se reorganizar como companhia, evitar questionamentos mais provocativos nas seções de perguntas e respostas do evento, e redefinir prioridades internas.

Isso não impede, no entanto, que o cancelamento da BlizzCon reforce mais a imagem de uma empresa que se fecha aos olhares externos, corta comunicação com os jogadores e tem pouca – ou nenhuma – coisa para anunciar.

Fonte: Blizzard

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments