Tem medo de dirigir ou não suporta o caos das ruas urbanas? Fique tranquilo, pois a Honda acaba de revelar três veículos não tripulados em desenvolvimento que, no futuro, poderão ser alternativas perfeitas para motoristas sem grandes habilidades de condução.

Não que carros autônomos que não necessitam de um motorista a bordo sejam grandes novidades — basta relembrar dos veículos da Baidu, por exemplo. Mas o conceito dos novos veículos da fabricante japonesa parece relativamente diferente, tanto em termos tecnológicos quanto em aspectos de design.

O veículo que anda, responde e até palpita

Por mais que o CiKoMa — o apelido dado para os veículos — se pareça com um robotaxi comum, ele traz algumas particularidades: ao invés de mapas de alta precisão, o carro possui uma tecnologia de reconhecimento de ambiente em tempo real e inclui um joystick físico para mudanças de direção manuais.

As imagens capturadas pelas câmeras detectam interseções, curvas, pedestres e veículos antes de determinar uma área transitável em tempo real. E isso tudo aliado ao reconhecimento espacial, que gera imagens 3D e permite um reconhecimento instantâneo à la olhos humanos.

Por falar em humanos, um dos grandes destaques do veículo é sua capacidade de interagir com indivíduos. Sua tecnologia cooperativa não só responde a gestos e frases, como também utiliza essas interações para fazer propostas e até mesmo dar puxões de orelha — como maus modos ou situações perigosas, por exemplo.

Ao todo, três versões do CiKoMa foram apresentadas. O primeiro consiste em um veículo para um lugar que muito se assemelha a uma cabine telefônica. O segundo foi projetado para dois indivíduos, um atrás do outro. Já a última versão traz um carro autônomo para quatro lugares com um design bem parecido ao de um carrinho de golfe.

Honda revela veículos autônomos que interagem com gestos humanos
Honda revela veículos autônomos que interagem com gestos humanos
Honda revela veículos autônomos que interagem com gestos humanos

Mas diferentemente de carros autônomos como o da Tesla, o CiKoMa deverá ser usado como “um meio de transporte casual para negócios, passeios turísticos ou um passeio rápido pela cidade”, segundo a Honda. Neste sentido, ele não será recomendado para viagens longas, mas sim, para deslocamentos curtos.

Que comecem os testes

Não está claro quando o futuro veículo da Honda estará apto para o mercado. Contudo, a marca japonesa revelou que testes serão iniciados a partir de novembro no Japão, o que permitirá avanços em questões como tecnologia de direção cooperativa sem mapa e reconhecimentos de ambientes.

Já entre o primeiro e segundo trimestre do ano que vem, será a vez do início dos testes de demonstração com o CiKoMa, que deverão ditar uma janela de lançamento assertiva.

Via: GizChina

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments