Imagem: Reprodução/DIY Perks

Com 39 cm de largura, 10,4 cm de altura e 26 cm de profundidade, o PS5 é definitivamente o maior console de toda a linha PlayStation. Mas enquanto a Sony não lança uma versão slim do console, há quem resolva diminuir as dimensões do videogame por conta própria.

Esse foi o caso de Matt, do canal DIY Perks no YouTube. Em um vídeo recém-publicado, o indivíduo mostrou todo o processo de criação da versão slim do PS5, 78% mais fino que o console original, mais elegante e com desempenho térmico otimizado.

O PS5 slim de bronze

A placa-mãe do PlayStation 5 foi a única peça original herdada do console. Ela foi realocada em um novo chassi feito de cobre — cujas folhas chegam a custar quase o preço total do videogame — que possui apenas 1,9 cm de altura.

PS5 Slim

Imagem: Reprodução/DIY Perks

Diversas outras modificações tiveram de ser feitas. Dissipadores de calor, circuitos de energia, armazenamento flash e outros componentes tiveram de ser substituídos. Até mesmo a fonte de alimentação foi trocada por uma mais potente, que também ganhou uma caixa de alumínio como “abrigo”.

Um dos maiores desafios, no entanto, era fazer com que o PS5 slim suportasse todo o calor gerado em seu novo chassi reduzido. A saída? Matt resolveu criar um water cooler externo com sete ventoinhas Noctua NF-A4x20 para aguentar “o tranco”. E, bem, deu certo.

PS5 Slim

Imagem: Reprodução/DIY Perks

Em testes realizados, o PS5 Slim de Matt apresentou temperaturas 13%, 45% e 38% mais baixas em SoC, memória e VRM, respectivamente, do que o console original. Na prática, a versão reduzida do videogame não apenas mostrou-se menor (em tamanho) e mais elegante, como mais eficiente em termos de refrigeração.

PS5 Slim

Imagem: Reprodução/DIY Perks

No aguardo da versão slim original

A criação de Matt não estará disponível nas prateleiras, mas mostrou algumas ideias que poderiam muito bem ser usadas pela Sony. Por falar nela, a marca deve anunciar a versão slim do console em algum momento, mas por ora, não se sabe quanto tempo isso pode levar.

A boa notícia é que, apesar dessa longa espera, as versões reduzidas do PlayStation 5 devem custar menos do que os modelos regulares.

Via: Tom’s Hardware

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.