Sensores neurais, um Raspberry Pi Zero W, machine learning e conhecimentos em robótica. Esses foram basicamente os “ingredientes” utilizados por James Bruton, especialista em robótica, engenheiro elétrico e mecânico, para a criação de um braço robótico que imita os movimento humanos.

O britânico, que curiosamente também faz cosplay do Homem de Ferro, é um exímio amante de robótica. Em seu canal no YouTube, ele publica diversas invenções, desde simples modificações em nerfs de brinquedo até cachorros-robôs mais complexos. O braço prostético foi uma delas.

Dando “vida” ao braço robótico

Para conceber o projeto, Bruton desenhou e imprimiu diversas peças em 3D para criar o braço robótico. Vale destacar toda a concepção da engenharia, já que o sistema conseguiu simular — com suas limitações, é claro — um braço humano.

O britânico então utilizou um Raspberry Pi Zero W para dar movimentos à prótese. Por meio de sensores neurais e machine learning, ele treinou (e muito) o braço robótico para que a engenharia repetisse os movimentos naturais do membro humano. Os resultados podem ser vistos no vídeo abaixo.

De maneira geral, a prótese-robô, montada em uma espécie de mochila, consegue executar os movimentos com sucesso. É certo que em alguns casos há uma certa demora ou mesmo a necessidade de mover seu outro braço, mas os resultados são bastante satisfatórios.

No futuro, James Bruton planeja substituir as sondas subdérmicas sensoriais por um sistema de eletromiografia, capaz de detectar ondas cerebrais por meio de uma faixa colocada na cabeça. O projeto é mais um bom exemplo de como a tecnologia pode, cada vez mais, transformar o futuro da ciência.

Fonte: Interesting Engineering

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments