O Wordle, um dos games casuais mais populares do ano, vai virar um jogo de tabuleiro multiplayer. Em uma parceria com a Hasbro, o New York Times – que comprou os direitos do jogo – vai trazer o desafio para o mundo físico ainda este ano; pelo menos nos Estados Unidos.

Wordle: The Party Game estará disponível em toda América do Norte em outubro. Por lá, o preço sugerido é de 20 dólares (algo em torno dos 100 reais em conversão direta); será que existe alguma chance de a Hasbro tropicalizar a ideia e trazer o Wordle para o Brasil? Em português (PT-BR), claro…

Wordle, o fenômeno

A diferença do jogo físico para o virtual, além da mais óbvia, é a questão de Wordle se tornar um game multiplayer. Um jogador pensa em uma palavra de cinco letras e os outros se esforçam para adivinhar.

Como funciona o Wordle?

O jogo é bem parecido com a forca brasileira, mas na versão em inglês: o player tem cinco tentativas para acertar “a palavra do dia”. Diariamente, o site libera uma nova palavra (todas formadas por cinco letras) e os jogadores podem participar da rodada apenas uma vez por dia.

Para tentar acertar a palavra, é preciso “chutar” uma palavra que exista — não vale simplesmente escrever cinco letras aleatórias. A cada tentativa, os quadros são coloridos com as cores verde, cinza e amarelo. Cada uma delas possui um significado:

  • Cinza: a cor indica que a letra não faz parte da palavra;
  • Amarelo: a cor indica que a letra faz parte da palavra, mas não está na posição correta;
  • Verde: a cor indica que a letra está na posição certa da palavra.
Jogo Wordle

Imagem: Reprodução/Wordle

Aí é contar com a sorte e com os conhecimentos de inglês para tentar decifrar a palavra. A boa notícia é que a interface do Wordle deixa claro as letras que não fazem parte da palavra e as que fazem, tornando a vida dos jogadores mais fácil.

Qual o motivo de tanto sucesso?

É difícil cravar o real motivo de tanto sucesso. A forca brasileira, por exemplo, é bem similar e já existe há um bom tempo, mas não tem sido tão difundida nos dias de hoje. Ainda assim, existem algumas fatores que podem ajudar a explicar a adesão ao jogo de maneira global.

O primeiro é que o Wordle não precisa ser baixado — cuidado com os golpes. Ele funciona diretamente do navegador, ou seja, é clicar e jogar. Além disso, não há anúncios chatos para interromper ou poluir a interface do jogo, o que é um ponto bastante positivo.

Wordle

Imagem: Shutterstock/FP Creative

O fato de o player poder jogar apenas uma vez por dia também torna o game pouco enjoativo. Os resultados também são facilmente compartilháveis, o que gera mais engajamento do público e acaba promovendo um verdadeiro desafio global entre os jogadores.

O ponto negativo é que, infelizmente, as palavras são todas em inglês, o que pode limitar o alcance do game. Mas a boa notícia é que o jogo já ganhou uma versão em português chamada Termooo, que pode ser acessada por meio deste link.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments