Desde que o Windows 11 foi lançado, muita gente ficou em dúvida como seria o seu desempenho para jogos quando comparado ao Windows 11. Agora, praticamente dois meses após o seu lançamento, um teste mostra, mais uma vez, que o novo sistema da Microsoft não é muito diferente de seu antecessor neste quesito.

O novo teste em questão foi feito pelo site Tom’s Hardware, que instalou o Windows 10 e 11 em um PC com o processador i9-12900K e as placas de vídeo AMD Radeon RX 6900 XT e Nvidia GeForce RTX 3080 Ti. A escolha do processador, inclusive, foi feita justamente por conta do Windows 11 beneficiá-lo com a sua nova forma de alocar os processos.

Já o teste para monitorar a taxa de quadros, como mostra a tabela abaixo, indica que o desempenho em ambos os sistemas foi bem similar. Confira:

RX 6900 XT Windows 11 x 10RTX 3080 Ti Windows 11 x 10

Windows 11 ganha por muito pouco

Apesar de o Windows 11, no geral, ter ganho em mais situações, a verdade é que a diferença entre ele e o seu antecessor é quase inexistente. Como foi possível ver na tabela acima, o maior ganho de desempenho do sistema foi visto ao rodar o Dirt 5 na resolução 4K com a RTX 3080 Ti.

Neste caso em específico, traduzindo o número acima para “taxa de quadros por segundo”, o ganho foi de apenas 3 FPS. Já em outros jogos, como no caso do Far Cry 6, o novo sistema da Microsoft chegou a perder, em média, 6 FPS.

No caso dos testes feitos com a AMD RX 6900 XT, a diferença vista entre os dois sistemas foi ainda menor e a maior diferença na taxa de quadros foi de aproximadamente 3 FPS, também no Dirt 5.

Com os resultados vistos acima, é possível dizer que o Windows 11, praticamente, oferece a mesma performance do Windows 10 quando o assunto é jogos. A diferença na taxa de quadros, é verdade, existe, mas não deve ser percebida pela maioria dos jogadores se os mesmos não usarem um programa para monitorar isto enquanto jogam.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *