Desde que foi lançado, o Windows 11 já teve alguns bugs corrigidos, incluindo um problema de performance que afetava certos processadores da AMD. Já nesta semana, um engenheiro da Microsoft confirmou que o novo sistema pode estar prejudicando a performance de alguns SSDs.

De acordo com relatos publicados no Reddit e nos fóruns da Microsoft, o Windows 11 acaba deixando SSDs do tipo NVMe mais lentos do que no Windows 10. O problema estaria afetando, mais especificamente, as “atividades de gravação aleatórias”.

Teste de benchmarking de SSD - Windows 10 vs Windows 11

Imagem: MahtiDruidi/Reddit

No caso da imagem acima, por exemplo, o usuário MahtiDruidi mostrou que o seu SSD 980, da Samsung, chegou a alcançar apenas 4.378 pontos em um teste de benchmarking feito com o programa AS SSD no Windows 11, enquanto no Windows 10 o seu placar era de 5.127 pontos.

Em resposta a um dos usuários que publicou o seu problema no Reddit, Neochristi, que diz fazer parte do time da Microsoft, afirma que estaria investigando o problema. Entretanto, esta resposta foi dada há aproximadamente 3 meses e, até agora, os usuários continuam enfrentando problemas de performance com seus SSDs.

Windows 11 tem casos ainda mais graves de problemas de performance

Apesar do caso acima ter sido um dos primeiros a ter ganho relevância nos últimos dias, a verdade é que tem usuários com uma performance ainda pior. Em um teste de benchmarking feito com o CrystalDiskMark, o Windows 11 atingiu 45% da performance que era vista no Windows 10 em uma atividade de gravação aleatória.

Teste de benchmarking de SSD - Windows 10 vs Windows 11 (2)

Imagem: fg2001

A causa do problema no sistema da Microsoft ainda não foi descoberta, mas usuários desconfiam que isso possa estar relacionado ao recurso de “Segurança Baseada em Virtualização (VBS)”. Entretanto, mesmo com mudanças feitas no registro do sistema manualmente por alguns usuários, os problemas persistiram na maioria dos casos.

Ainda de acordo com os diversos relatos publicados no Reddit, o problema visto no Windows 11 está afetando os SSDs de diferentes fabricantes.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *