Lançado em novembro de 1985, o Windows 1.0 mudou a história da Microsoft e dos sistemas operacionais como um todo. Desde então, o produto foi refinado, ganhou inúmeras versões e atualizações, e segue dominando os PCs. Mas você sabia que, após todo esse tempo, o primeiro Windows ainda guardava um segredo?

Pois é, quase quatro décadas depois de estrear no mercado de computadores, o software escondia um easter egg que, pasmem, está relacionado a ninguém menos que Gabe Newell, fundador e CEO da Valve.

Windows 1.0 e Valve? Tudo a ver!

Essa busca pelo “tesouro perdido” do Windows 1.0 foi encabeçada por Lucas Brooks, um internauta completamente aficionado pelo sistema operacional da Microsoft.

Até então, acreditava-se que o primeiro produto da família Windows a contar com um easter egg era o Windows 3.0. Brooks, no entanto, derrubou esse mito ao encontrar um segredo na versão de estreia do programa. Mas não foi fácil.

Primeiro, foi preciso extrair um documento bitmap de dentro de um arquivo executável de formato proprietário. Depois, descriptografar de seu código outro pacote de dados escondido. Na época que o sistema foi lançado, era impossível fazer isso – o que explica porque o easter egg passou incólume pelos radares por tanto tempo.

Com recursos mais modernos, Brooks pôde realizar o processo sem muita burocracia e encontrou uma lista completa de todo o time de desenvolvimento do Windows 1.0. Um nome conhecido entre eles é o do chefão da Steam, Gabe Newell.

Pode parecer algo aleatório para os desavisados, mas Newell foi um dos grandes veteranos da equipe da Microsoft. Ele só saiu da empresa em 1996, junto de Mike Harrington, para fundar a Valve, criar Half-Life, gerenciar a Steam e transformar o mercado dos games para sempre. Acho que isso tudo vale um easter egg, não é mesmo?

Via: Kotaku

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments