Um novo padrão da tecnologia Wi-Fi fará com que dispositivos fiquem conectados com até 1 km de distância entre eles. O padrão promete facilitar a conectividade para os dispositivos de IoT (Internet das Coisas).

A banda do Wi-Fi HaLow será sub-1 GHz, o que permite longo alcance e baixa necessidade de energia para conectividade. Será possível ainda ter conexões estáveis em ambientes desafiadores.

A necessidade de pouca energia para manter a conectividade torna o padrão ideal para sensores, vestíveis (como relógios inteligentes), e utilitários como medidores.

O Wi-Fi HaLow funcionará também para streaming de vídeo de câmeras de segurança, mesmo em ambientes desafiadores, com obstáculos como grandes paredes ou outras barreiras.

O novo padrão terá protocolos semelhantes aos existentes em outros tipos de Wi-Fi; terá também interoperabilidade entre fabricantes, segurança WPA3, configuração simples e integração com redes IP.

Wi-Fi com longo alcance e baixo consumo de energia

“O Wi-Fi HaLow confirma a possibilidade de ter novos casos de usos seguros e interoperáveis que requerem longo alcance e pouco consumo de energia”, enfatizou Edgar Figueroa, presidente e CEO da Wi-Fi Alliance.

Existirão 30 bilhões de dispositivos de Internet das Coisas conectados em 2025, mais do que o dobro dos atuais 13,8 bilhões.

“Empresas têm trabalhado em chipsets com Wi-Fi HaLow por anos e esperamos que as vendas cheguem a 10 milhões em 2022 com a expansão da adoção”, afirmou Phil Solis, diretor de pesquisa no IDC.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *