Imagem: Dima Solomin/Unsplash

Na semana passada, o WhatsApp anunciou diversas novidades para as Comunidades, incluindo a possibilidade de chamadas de áudio com mais participantes. E ao que parece, o mensageiro já começou a lançar alguns desses novos recursos para os usuários de iOS.

Segundo o portal gringo WABetaInfo, o WhatsApp está oficialmente lançando as chamadas de voz com até 32 participantes. Uma captura de tela obtida pelo portal revela que o recurso foi introduzido na versão 22.8.80 do mensageiro para iOS, segundo as notas do update.

 

Mas essa não foi a única novidade introduzida. As notas também revelam o redesign dos balões de usuário nas mensagens de voz e na página de informações de contatos e grupos, além de uma pequena otimização nos acessos de mídia na galeria.

Três das quatro novidades anunciadas pelo WhatsApp no último dia 14 ficaram de fora deste update:

  • Reações – as reações com emojis estão chegando ao WhatsApp para que as pessoas possam expressar opiniões rapidamente, sem precisar inundar as conversas com novas mensagens.
  • Mensagens apagadas por admins – admins de grupos poderão apagar mensagens problemáticas ou inadequadas para todos os participantes.
  • Compartilhamento de arquivos – estamos aumentando o limite do compartilhamento de arquivos para até 2 GB, para que as pessoas possam colaborar facilmente em projetos.
WhatsApp Comunidades

Imagem: Divulgação/WhatsApp

Importante frisar que apesar de já estar disponível, a versão 22.8.80 do mensageiro para iOS pode não apresentar os recursos de imediato. A expectativa, no entanto, é que as novidades sejam implementadas a todos os usuários Apple nas próximas semanas.

Comunidades do WhatsApp vão chegar ao Brasil?

O único problema é que esse tal Comunidades pode ter seu lançamento adiado por aqui. Com receio de ser utilizado para propagar desinformação, o Ministério Público Federal (MPF) passou a pedir uma série de esclarecimentos — a pedido da Procuradoria da República em São Paulo — ao WhatsApp referentes ao novo recurso.

O receio é que o recurso possa facilitar a viralização de conteúdos e impactar gravemente (e negativamente) as medidas adotadas pelo mensageiro nos últimos anos para combater a desinformação. Por conta disso, o Comunidades pode ser adiado até o começo de 2023 no Brasil.

Procurado pelo O Globo em relação aos novos pedidos de adiamento, o WhatsApp disse que não se pronunciaria em relação ao documento.

Via: Twitter

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.