Imagem: Meta

A Meta lançou uma nova extensão para navegador para aumentar a segurança do WhatsApp quando o aplicativo é usado no browser. O Code Verify é uma ferramenta capaz de identificar se o conteúdo da versão web do mensageiro foi ou não adulterado. O objetivo é dificultar que um possível invasor possa comprometer dados ou privacidade das mensagens.

A extensão para navegador do WhatsApp segue o lançamento da versão beta que permite que o aplicativo seja usar simultaneamente em diferentes dispositivos. Desde então, a Meta observou um aumento significativo de usuários acessando o mensageiro por meio de navegadores.

WhatsApp Web

Reprodução: Antonio Salaverry/shutterstock.com

O processo de verificação do Code Verify não é novidade. A extensão simplesmente compara um hash do código em execução no navegador que acessa o WhatsApp web com um hash mantido pela Cloudflare de terceiros confiáveis. A grande vantagem do recurso é automatizar esta verificação para todo usuário de forma praticamente imperceptível.

Ao efetuar o processo, a extensão exibe um sistema de semáforo para dizer se há algum problema. Verde, tudo ok! Quando a luz amarela surge, o indicado é que o usuário atualize a página. Vermelho significa que há um problema, e a página de ajuda do WhatsApp diz que a extensão poderá ajudar os usuários a resolvê-lo.

Code Verify WhatsApp

Imagem: Meta

A Meta afirma que a extensão não consegue ler ou acessar as mensagens e também que nenhum desses dados é enviado para a Cloudflare. A empresa de Mark Zuckerberg também lançou o código-fonte do Code Verify no GitHub, abrindo a porta para outros sites fazerem uso de seus recursos de segurança.

A extensão já está disponível para o Chrome, do Google, e o Edge, da Microsoft. Versões para Firefox e Safari devem surgir “em breve”.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.