O WhatsApp já é usado no mundo inteiro e em várias plataformas. O maior uso, no entanto, continua sendo no Android, seguido pelo iOS. Há diferenças, entretanto, entre essas versões do aplicativo.

A comunidade no Discord do WABetainfo fez um comparativo não para apontar as diferenças que já estão em um sistema e devem chegar em breve ao outro, mas sim o que é exclusivo de cada plataformas. Eles prometem continuar monitorando essas diferenás e, caso algo mude, irão atualizar a listagem. Você pode conferir as principais disparidade na tabela abaixo:

Descrição da função Android iOS
Prévia da mensagem sem mandar confirmações de leitura Não Sim
Manter imagens, vídeos, GIFs na sua galeria que outras pessoas apagaram para todos Não Sim, se permitido (limitação do iOS)
Borrar imagens usando o editor de desenho Não Sim
Salvar mídia manualmente Não* Sim
Ver o total de mensagens não lidas enquanto em um chat Não Sim
Tocar mensagens de voz nas notificações sem mandar confirmações de leitura Não Sim
Baixar imagens de URLs Não Sim
Cortar vídeos Não Sim
Enviar fotos não comprimidas como documentos diretamente Sim Não
Selecionar todos os chats em modo edição Sim Não

(*) Note que alguns usuários Android têm a possibilidade de salvar mídia manualmente graças a uma nova função “Salvar”, disponível em opções da mensagem.

WhatsApp

Reprodução: DenPhotos/shutterstock.com

Atalho para encaminhar figurinhas

Outra novidade do aplicativo que chegou apenas ao WhatsApp Beta para Android é um atalho para encaminhamento de figurinhas para outros contatos.

Na versão Beta 2.21.24.11, esses stickers passam a poder ser encaminhados mais facilmente para sua rede. Atualmente, na versão estável, figurinhas até podem ser repassados, mas precisam ser selecionadas antes para que a opção de compartilhamento apareça.

Assim, este recurso também pode ser útil para quando um usuário quer encaminhar uma figurinha recebida em uma tela de conversa sem ter que salvá-la ou favoritá-la antes.

Editor de stickers

Além da novidade para o seu aplicativo para celulares, o WhatsApp Web e Desktop receberam na última semana uma ferramenta para criar novas figurinhas sem depender de aplicativos ou de sites de terceiros a partir de imagens salvas no PC.

O TecMasters, inclusive, já mostrou como criar figurinhas utilizando o novo recurso neste tutorial.

stickers

Imagem: TecMasters

Reações de mensagens no WhatsApp

O aplicativo parece estar prestes a incluir mais um recurso ao mensageiro em uma próxima atualização: as reações. A menção não é inédita e já tinha surgido nos bastidores do app há cerca de dois meses. A ideia é que o recurso não seja anônimo, com as reações a mensagens ficando visíveis a todos participantes da conversa.

A funcionalidade, que foi detectada durante o desenvolvimento da versão Beta para iOS, funcionará tanto em salas de bate-papo individuais quanto em conversas de grupos. As reações serão limitadas a 6 emojis e os usuários serão capazes de reagir uma única vez a uma mensagem específica. Eventualmente, a ferramenta deve chegar também ao Android.

Para usuários de outros mensageiros concorrentes, como o Signal, a “novidade” prestes a chegar no WhatsApp já é antiga. No mensageiro de código aberto, o recurso estreou em meados de fevereiro do ano passado.

Aprimorando a função “acelerar”

Há algum tempo, o WhatsApp recebeu outro recurso bem útil: acelerar a velocidade de reprodução de mensagens de voz. Agora, uma versão de testes do mensageiro da Meta mostra que essa função pode chegar até outras partes do aplicativo.

No Beta 2.21.24.9 do WhatsApp para o iOS (sistema do iPhone), usuários também poderão manipular a velocidade de reprodução em mensagens de voz que foram encaminhadas por terceiros.

O processo é praticamente idêntico ao de mensagens de voz apenas enviadas. Ao iniciar a reprodução, os usuários terão acesso a um ícone ao lado da “linha do tempo da mensagem” para fazer tal controle.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments