A Western Digital divulgou alguns detalhes sobre seus planos para HDs nos próximos anos. A empresa afirma que a demanda por esses equipamentos deve crescer com o passar dos meses e acredita que, no futuro, sua tecnologia será capaz de fornecer unidades com capacidades de até 30 TB. No entanto, essa capacidade deve estar disponível apenas daqui alguns anos.

Por agora, a Western Digital planeja um HD com 22 TB de capacidade. Atualmente, a empresa oferece uma opção com 20 TB, mas parece que já encontrou formas de aumentar isso.

Para que um HD com mais armazenamento chegue ao mercado, há duas opções para as fabricantes: implementar pratos com maior capacidade ou trazer mais pratos para o dispositivo. O que geralmente é feito é uma combinação de abordagens.

Por conta disso, fabricantes de discos rígidos mudam seus métodos de gravação magnética ao mesmo tempo em que investem em plataformas com mais discos.

“Somos capazes de entregar nossos 20 TB em nove pratos, podemos adicionar um décimo e obter outros 2,2 TB de armazenamento”, disse David Goeckeler, executivo-chefe da Western Digital.

Parte dos dispositivos da empresa utilizam uma tecnologia de gravação magnética perpendicular assistida por energia (ePMR) e, ao que parece, o plano é manter essa abordagem ao mesmo tempo em que melhorias são implementadas para fornecer capacidade extra e confiabilidade.

Com isso, a Western Digital afirma que HDs com 30 TB podem ser uma realidade no futuro. Esse número, que é bastante impressionante, vai exigir que a empresa aumente a densidade de área de seus pratos em 36%, bem como aumentar o número de discos.

Tecnologia MAMR

Apesar da promessa de aumento de capacidade para seus HDs, a Western Digital não mencionou sobre a tecnologia de registro magnético assistido por micro-ondas (MAMR) que, em teoria, poderia aumentar as capacidades da empresa para 40 TB.

Como a companhia não fez menção à tecnologia, pode ser que a ePMR ainda seja usada por algum tempo.

Via: Tom’s Hardware

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *