Imagem: Deeksha Pahariya/Unsplash

Ter múltiplos perfis acessados de uma única conta: este pode ser o futuro que o Facebook está preparando para os usuários que ainda utilizam a plataforma.

De acordo com informações da WCCF Tech, a empresa estaria trabalhando em um novo recurso que permite o acesso diferenciado e daria aos usuários um limite de até cinco perfis em uma única conta.

De acordo com o TechCrunch, o Facebook afirma que tal recurso tem como objetivo “ajudar pessoas a adaptarem sua experiência com base em interesses e relacionamentos“. Atualmente, a mudança feita pela Meta estaria já em fase de testes, com usuários selecionados.

Os prós de múltiplas contas no Facebook

Isso pode significar uma mão na roda para as pessoas que desejam segregar informações e já possuem mais de um perfil para isso. Por exemplo: uma conta destinada a coisas profissionais, outra destinada à familiares e amigos próximos.

Mas a realidade pode resultar em, basicamente, uma “vida dupla” online. Sem contar que, atualmente, as configurações da plataforma já permitem esse tipo de distinção para exibição de conteúdos – algo que pode demorar um pouco para ser configurado, mas se é realmente uma diferenciação que você, como usuário, gostaria de fazer na sua rede, não é nenhum bicho-de-sete-cabeças para executar.

Facebook

Imagem: Shutterstock

Agora, os contras…

Em um mundo de fakenews e contas falsas que são utilizadas para comportamentos inapropriados online, a permissão poderia ser o mesmo que abrir uma porta para o descontrole.

Mas, de acordo com o Facebook, os perfis “extras” estarão atrelados ao primeiro perfil “original”, o qual continuaria com a política que obriga usuários a utilizarem seus nomes e dados verdadeiros. Os demais perfis, por sua vez, poderiam ter um nome de usuário e um nome de perfil diferente.

Mas isso não significa que o usuário poderá utilizar as novas contas por completo: elas possuem uma pequena limitação se comparadas à conta original. Assim, recursos como criar e mesclar páginas terão uso permitido apenas para perfis principais.

Também com intuito de evitar o uso indevido de contas na plataforma, o Facebook afirma que os novos perfis também estarão sujeitos às políticas da empresa.

Do ponto de vista de segurança, a implementação pode ser um risco já que, uma vez que o acesso à conta principal é o mesmo para todas, no caso de invasão o usuário perderia não apenas uma, mas todas as contas que estão atreladas.

Como ainda está em fase de testes, vale dizer que o recurso não possui data oficial para estar disponível para todos e, inclusive, pode sequer ser lançado. O que você acha da ideia?

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.