O adiamento do Steam Deck para fevereiro de 2022 por conta da crise dos chips certamente desanimou os jogadores que aguardam pelo portátil. A boa notícia é que, neste meio-tempo, a Valve está se movimentando para fomentar o desenvolvimento de um recurso importante de seu console de mão: o giroscópio.

Presente no Nintendo Switch, em smartphones e outros dispositivos, o giroscópio basicamente permite que a tela acompanhe o movimento físico do aparelho. No Steam Deck, o recurso deve facilitar a jogabilidade de diversos títulos, principalmente os de FPS (First Person Shooter).

Dito isso, a Valve recentemente abriu uma nova seção na página de perguntas e respostas do portátil, afirmando que “quando combinado com a alavanca ou o trackpad, [o controle giroscópico] é ideal para uma grande gama de jogos e algo que muitos jogadores vão querer usar”.

 

A dona da Steam continou a publicação reforçando que a funcionalidade deve oferecer “maior precisão para jogadores acostumados a usar controles” e recomendou aos desenvolvedores de games que experimentem esse tipo de entrada nos jogos para que os players do Steam Deck decidam se vão usar ou não.

É claro que isso não apaga a frustração dos que adquiriram o console e esperavam testá-lo ainda este ano. No entanto, o giroscópio tem sido um recurso bastante requisitado pela comunidade, uma vez que seus movimentos demonstram ser bem mais ágeis e rápidos do que os tradicionais thumbsticks.

Além disso, ao estimular o desenvolvimento de jogos que usufruem do giroscópio, a Valve pode atrair os players que já desfrutam do recurso no Nintendo Switch — em jogos como Splatoon, Zelda Breath of the Wild, Apex Legends e Doom Eternal — para o Steam Deck.

De todo modo, será preciso esperar até fevereiro do ano que vem para ver como o recurso se comportará no portátil da Valve e quantos jogos trarão a funcionalidade. Calma, que falta pouco.

Fonte: TechRadar

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *