Imagem: Shutterstock

A Ucrânia afirma ter destruído cinco fazendas de bots de redes sociais usadas para disseminar informações falsas sobre a invasão russa no país e espalhar pânico entre os cidadãos.

Em comunicado, o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) informou que as fazendas de bots tinham capacidade de administrar pelo menos 100.000 contas espalhando desinformação desde o dia 24 de fevereiro.

Ucrânia destrói 5 fazendas de bots que espalhavam “pânico" e fake newsUcrânia destrói 5 fazendas de bots que espalhavam “pânico" e fake newsUcrânia destrói 5 fazendas de bots que espalhavam “pânico" e fake newsUcrânia destrói 5 fazendas de bots que espalhavam “pânico" e fake newsUcrânia destrói 5 fazendas de bots que espalhavam “pânico" e fake news

100 mil contas de redes sociais

A autoridade ucraniana acusa a Rússia de operar as fazendas por conduzir “sabotagem de informações em larga escala”. Os bots eram configurados para usar contas de redes sociais e divulgar propaganda falsa sobra o conflito no país.

Os investigadores da SBU apreenderam mais de 100 dispositivos de conexão GSM, cerca de 100.000 cartões SIM para conectividade, notebooks e outros equipamentos de informática como smartphones, unidades de armazenamento USB e armas. Ninguém foi preso.

A Ucrânia disponibiliza online um bot de verificação de notícias e incentiva a população a usá-lo para identificar conteúdo falso compartilhado online, principalmente nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.