A Uber está apostando alto — literalmente. Nesta segunda-feira (13), a plataforma de delivery da empresa, Uber Eats, alcançou um marco histórico para a empresa, realizando sua primeira entrega no espaço.

A companhia conseguiu enviar um pacote com alimentos diretamente à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) graças à parceria selada com Yusaku Maezawa — vulgo o bilionário japonês que está “turistando” durante esta semana na estação.

Maezawa faz parte da tripulação a bordo da espaçonave russa Soyuz, tendo embarcado na última quarta-feira (8), em direção à ISS para uma missão que vai durar 12 dias. O empresário do ramo da moda no Japão é superfã do delivery e levou a entrega consigo quando embarcou.

 

Imagem de uma sacola de papel com os dizeres Uber Eats impressos, pairando no ar dentro da nave russa, na estação espacial

Imagem: divulgação/SPACETODAY

Apesar dos alimentos terem chegado intactos, a entrega espacial ficou atrás em uma questão que é considerada primordial para quem costuma pedir delivery: o tempo.

A entrega foi realizada no dia 11 de dezembro, às 11:40 (horário de Brasília). Vale dizer, no entanto, que foi bem rápido se considerados o tempo de viagem: se contar apenas o tempo da entrega a partir do momento que Maezawa deixou a Terra, foram 8 horas e 34 minutos de espera.

Mas, para uma entrega que estava 400km (248 milhas) de distância, diríamos que não foi nada mal, não é mesmo?

Dentre os pratos escolhidos para alimentar a tripulação, estão: cavala cozida em missô, carne cozida em molho agridoce, frango cozido com brotos de bambu e carne de porco assada. Os pratos, vale ressaltar, foram colocados em uma embalagem própria, para manter o frescor.

“Uma pequena entrega para Yusaku Maezawa, uma grande entrega para o Uber Eats!”, disse o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, fazendo uma brincadeira com a icônica fala “um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”, feita pelo astronauta estadunidense Neil Armstrong ao pisar pela primeira vez na Lua, em 1969.

 

O executivo ressalta que o objetivo da Uber com deliveries é de fato ajudar usuários a conseguirem o que quiserem, a qualquer hora que desejarem, não importando o lugar.

“Estamos maravilhados por ter ajudado a fazer a primeira entrega bem-sucedida ao espaço. Nosso objetivo é ajudar as pessoas a irem a qualquer lugar e conseguirem qualquer coisa, por isso temos muito orgulho de servir os astronautas na Estação Espacial Internacional.

Segundo Khosrowshahi, Maezawa “ficou satisfeito com a entrega”, mesmo tendo demorado “um pouco mais do que os 20-30 minutos habituais”, brincou.

Maezawa agradeceu por ter tido a oportunidade de participar da primeira entrega de alimento da Uber Eats no espaço.

“A iniciativa e o senso de aventura do Uber Eats são inspiradores. Eu nunca vou parar de me desafiar e eu espero que todo mundo continue fazendo o mesmo. Vamos fazer um mundo melhor”, completou.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *