Imagem: Austin Distel/Unsplash

A Comissão Australiana de Concorrência e Consumo (ACCC) está processando a Uber Technologies Inc após a empresa de mobilidade admitir enganar consumidores sobre as estimativas de tarifas de carona e taxas de cancelamento. A multa pode chegar a A$ 26 milhões (US$ 18,67 milhões).

Uber admite ter enganado usuários do aplicativo sobre tarifas e taxas

Imagem: Viktor Avdeev/Unsplash

Na terça-feira (26), os reguladores antitrustes australianos disseram que a companhia havia admitido que no período de dezembro de 2017 a setembro de 2021 avisou os usuários do app que seriam cobradas taxas por cancelamento de caronas mesmo que ocorresse durante o “período de cancelamento gratuito”.

“A Uber admite que enganou os usuários australianos por vários anos, e pode ter levado alguns deles a decidir não cancelar sua viagem após receberem o aviso de cancelamento, mesmo tendo o direito de cancelar gratuitamente sob a própria política de Uber”, disse a presidente da ACCC Gina Cass-Gottlieb.

Uber

Imagem: Unsplash

Além disso, a empresa confessou ter calculado falsamente as estimativas tarifárias para a opção ‘UberTAXI’, já que o algoritmo quase sempre inflacionava o intervalo e a tarifa real era menor que a estimativa mais barata, segundo a ACCC. “As informações enganosas sobre o aplicativo Uber privaram os consumidores da chance de tomar uma decisão informada sobre a escolha da opção Uber Taxi”, disse Cass-Gottlieb.

Uber admite ter enganado usuários do aplicativo sobre tarifas e taxas

Imagem: Lexi Anderson/Unsplash

Em nota, a Uber da Austrália disse que tem “trabalhado para racionalizar nossas mensagens de bordo para deixar claro exatamente quando as taxas de cancelamento serão ou não aplicadas, por ocasião, para que os motoristas tenham sempre certeza”.

Segundo o regulador, a ACCC e a empresa buscam em conjunto ordens judiciais proporcionais e apropriadas às declarações da plataforma de mobilidade sobre a violação da lei de consumo da Austrália a fim de impor sanções.

 

Via Reuters

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.