Depois de anunciar, e voltar atrás, para anunciar de novo, agora parece ser sério: o Twitter vai remover os selos de verificação de identidade dos perfis “legado”, ou seja, usuários que não pagam uma assinatura do Twitter Blue.

Já recapitulamos isso diversas vezes, mas vale o lembrete: o selo de verificação servia como uma forma de reconhecer a identidade da pessoa por trás de um determinado perfil, e era comumente entregue a pessoas com alguma notoriedade pública (influencers, celebridades, políticos e afins) ou que prestassem algum serviço público (jornalistas, por exemplo).

É hoje (sério!): Twitter vai remover selo de verificação de usuários não pagantes em 20 de abril
É hoje (sério!): Twitter vai remover selo de verificação de usuários não pagantes em 20 de abril

Isso mudou após Elon Musk “ser obrigado” a comprar a empresa e assumir o cargo de CEO, em outubro de 2022. Desde aquela época, o novo líder da rede social de microblogs vem afirmando que os “verificados antigos” perderiam os selos – que passariam a ser um benefício exclusivo de perfis pagantes da versão paga da plataforma, que confere benefícios como “ver menos anúncios”.

Os selos legado deveriam ser removidos no começo de abril, mas uma reportagem da imprensa americana revelou que o processo era um tanto quanto manual – literalmente, uma planilha de Excel com nomes sendo removidos um por um. Por isso, a data prometida inicialmente não pôde ser cumprida.

Agora, segundo a própria empresa, o selo será definitivamente removido dos usuários legado ao longo do dia 20 de abril, também conhecido em alguns meios como “hoje”.

Vale lembrar que esta abordagem de “pagar para provar que você é você” já não é mais uma exclusividade do Twitter, com a Meta confirmando um sistema similar (e mais caro) para o Facebook e Instagram.

Obviamente, o tuíte da rede social atraiu críticos, que afirmaram que oferecer verificação de identidade por uma mensalidade – ao invés de, sabe, apostar na credibilidade e segurança de que aquela pessoa é quem diz ser – não faz nada para coibir a desinformação (um argumento que o próprio Elon Musk adora usar):

 

 

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