Você pode até não lembrar isso, mas o Twitter tem uma versão premium: o chamado “Twitter Blue”, que hoje custa US$ 4,99 (R$ 26,52) mensais nos EUA, traz algumas funções a mais, ausentes em sua versão gratuita – esta, mais conhecida pelo público.

A aquisição recente da rede social, feita por Elon Musk, no entanto, deve mudar bastante esta parte: de acordo com fontes ouvidas pelo The Verge, o novo proprietário da plataforma – que já demitiu duas pessoas do board incluindo o agora ex-CEO Parag Agrawal – quer aumentar o preço do Twitter Blue, que deve subir para US$ 20 (R$ 106,31).

Captura mostra selo de verificado do Twitter, que deve ser removido de contas que não pagarem pela plataforma Twitter Blue

(Imagem: Twitter/Reprodução)

Segundo documentação interna vista pelo site, o aumento virá junto de uma imposição: usuários que quiserem continuar verificados terão até 90 dias para começar a pagar o novo valor – ou perder o selo de autenticidade de conta. Ainda segundo a papelada, funcionários do Twitter terão um prazo máximo e uma cota de confirmações e novas assinaturas: se até novembro, eles não conseguirem entregar esses números, Elon Musk vai demiti-los.

Em termos mais práticos: usuários que são hoje verificados terão que começar a pagar a mensalidade do Twitter Blue, ou o benefício deixará suas contas.

A premissa, ainda que não confirmada de maneira oficial, reforça uma intenção que o próprio Elon Musk já havia mencionado antes: no domingo (30), ele tuitou que “o sistema de verificação está sendo reformulado”. Musk nunca foi fã do atual formato, que concede o selo de conta verificada com base em relevância e autoridade de informação. A saber, o mesmo formato é usado pelo Instagram, da Meta.

No caso do Twitter Blue, a plataforma foi lançada ano passado, prometendo uma experiência de uso da rede social livre de publicidades e anúncios. Entretanto, ela nunca correspondeu a uma grande parte do faturamento do Twitter – algo que Musk quer alterar a todo custo.

Para tanto, ele até trouxe engenheiros da Tesla para o conselho diretivo da empresa e já vem produzindo mudanças, como uma nova home page para usuários deslogados de suas contas.

Nem Twitter, nem Elon Musk comentaram as informações do The Verge.

via The Verge

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