Ao ter um videogame ou PC, os jogadores sempre estão em busca de monitores e TVs para obter a melhor imagem possível. Apesar de ambos itens serem bem semelhantes e de terem praticamente a mesma finalidade, a verdade é que existem diferenças bem importantes entre eles.

Pensando em ajudar quem está em dúvida por optar entre uma TV Gamer ou monitor gamer, o TecMasters preparou essa matéria que explica quais as suas principais características e diferenças. Confira!

TV Gamer

TV Gamer

Imagem: Mohsen Vaziri/shutterstock.com

As televisões focadas no público gamer surgiram mais recentemente, principalmente graças aos videogames de última geração, como o PlayStation 5 e o Xbox Series X/S. Disponíveis normalmente em tamanhos e com resoluções maiores,  essas são as suas principais vantagens:

  • Maior número de entradas HDMI;
  • Alto falantes embutidos;
  • Sintonizador de TV digital;
  • Controle remoto;
  • Sistema com apps pré-embutidos.

Por conta do seu tamanho, nível de brilho, as TV Gamers são mais recomendadas para quem fica a uma certa distância do aparelho. Não apenas isso, esse tipo de aparelho também tende a oferecer um ângulo de visão melhor do que os monitores.

Ao ter um sistema embutido, as TVs também são mais interessantespara quem está em busca de poder ter acesso a serviços de streamings e outros tipos de entretenimento com mais facilidade. Assim, o consumidor não precisará de um outro aparelho conectado apenas para assistir a Netflix ou outro serviço.

Para quem está de olho na nova geração, um item imprescindível nas novas TVs deve ser o HDMI 2.1. O motivo para isso é o fato dos videogames poderem proporcionar jogatinas com a taxa de atualização de 120 Hz, que torna a experiência mais fluída.

Entre as desvantagens neste tipo de produto é possível citar:

  • Ausência de entradas mais usadas para PCs como notebooks;
  • Tempos de resposta maiores;
  • Preço maior.

Monitor gamer

Monitor gamer

Imagem: Gorodenkoff/shutterstock.com

Os monitores gamers podem ser utilizados por donos de videogames, mas geralmente são a escolha preferida pelo público do PC. Os motivos mais comuns para isso podem ser explicados por estas características, que são suas vantagens:

  • Entradas DisplayPort (mais comuns em placas de vídeo)
  • Ajustes de altura e orientação;
  • Densidade por pixel maior;
  • Taxas de atualização maiores;
  • Preço menor.

Por conta de uma imagem com menos “pós-processamento”, os monitores gamers são capazes de alcançar taxas de atualização maiores e tempos de resposta menores. Enquanto esses itens podem ser um pouco menos necessários para quem joga títulos focados na campanha, os mesmos ajudam os jogadores que querem ser mais competitivos em jogos online.

Devido a sua alta densidade por pixels, apesar de poderem ter resoluções menores, os monitores ainda acabam oferecendo uma imagem mais “cristalina” a uma curta distância. Não somente isso, os monitores curvos também ajudam as pessoas a não ter problemas para olhar tudo o que está na tela.

Apesar destes pontos positivos, assim como as TVs gamer, os monitores deste segmento também possuem suas desvantagens. As principais são:

  • Número limitado de entradas;
  • Ausência de alto falantes ou alto falantes com potência baixa.

Conclusão

Apesar de ambos os itens terem praticamente a mesma função, a verdade é que ambos são destinados para públicos diferentes. Os monitores gamers, por exemplo, podem servir bem ao consumidor que está somente preocupado em jogar no PC ou até mesmo no videogame, contanto que esteja disposto a investir em um sistema de som e a ter uma tela, possivelmente, menor.

Já as TVs gamer são mais voltadas para o consumidor que realmente ficará a uma boa distância do produto e que também está de olho em ter mais conforto para outros momentos de entretenimento. Alguns modelos mais recentes, que estão com o seu tamanho reduzido, até podem substituir um monitor, mas ainda podem não ser a opção certa para quem quer ser competitivo, principalmente ao jogar online.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments