Para os gamers, esta segunda-feira (25) não é um dia qualquer. Isso porque a data marca o 25º aniversário da série Tomb Raider, uma das icônicas franquias de videogames que certamente marcou a infância de muitos players ao trazer o protagonismo de Lara Croft para as telinhas.

Breve trajetória de Tomb Raider

Embora muitos gamers associem Tomb Raider ao PlayStation, a primeira aparição do game não foi no tradicional console da Sony. Em 25 de outubro de 1996, o primeiro título da franquia marcava seu território no mundo dos videogames, estreando no Sega Saturn. Meses depois, ele chegou em formatos para o PS1 e PC.

Foi um sucesso. O clássico de ação e aventura abordava a busca de Lara Croft por um antigo artefato chamado Scion, cujas explorações se estendiam a países como Peru, Grécia, Egito e Atlântida.

A resposta da comunidade foi extremamente positiva, graças aos designs poligonais impressionantes para a época e à jogabilidade definidora de gênero. Isso tudo combinado com o surgimento da heroína Lara Croft, em um período em que protagonistas femininas eram coisas raras.

Não demorou para que o sucesso da franquia levasse a heroína para capas de revistas (gamers ou não) e para anúncios publicitários como as da bebida energética Lucozade. Fora dos bastidores, o game caía nas graças do povo.

A boa aceitação do público funcionou como combustível importante para as sequências inevitáveis Tomb Raider II, Tomb Raider III e Tomb Raider: The Last Revelation. Todos os títulos também foram ~sensações do badalado PS1.

Já na transição para a geração do PlayStation 2, a franquia encontrou alguns problemas. O game The Angel of Darkness foi bastante criticado por seus controles desajeitados e seções furtivas irritantes, culminando em uma pausa.

Três anos mais tarde, em 2006, a Crystal Dynamics assumiu o desenvolvimento de Tomb Raider e lançou o trio Legend, Anniversary e Underworld nos anos seguintes, com reações muito mais positiva do que o título lançado para PS2.

Foi no último retorno, no entanto, que Lara Croft voltou a ganhar visibilidade nos consoles, com o reboot de 2013 e as novas sequências Rise of the Tomb Raider (2015) e Shadow of the Tomb Raider (2018).

Novidades em breve?

Em um vídeo datado de janeiro, a Crystal Dynamics revelou que a próxima aventura de Lara Croft vai “unificar” as linhas do tempo dos jogos originais e dos seus próprios reboots. Mas o recado foi dado: isso não deve ser esperado para um futuro tão breve.

Mas enquanto o novo título da franquia não vem à tona, o perfil oficial de Tomb Raider no Twitter fez uma publicação na última sexta-feira (22) revelando que novidades em torno da série devem ser reveladas nesta semana.

“Feliz sexta-feira! Na próxima semana é o 25º aniversário oficial de Tomb Raider! Vamos comemorar em grande estilo no dia 28 de outubro com alguns anúncios, votos de felicidades especiais e muito mais!”, disse o post

Mais informações sobre o game mobile que chegará no ano que vem? Uma nova série da franquia que chegará na Netflix? Talvez seja necessário esperar até quinta-feira (28) para confirmar todas as teorias que estão passando na cabeça dos fãs.

Fonte: Video Games Chronicle

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *