Curitiba, capital do Paraná, deve ser a primeira cidade brasileira a receber o projeto “Cidade 5G“, parte de uma acordo de colaboração (MoU) selado entre a TIM e a Huawei.

A ação visa desenvolver uma série de soluções para testes na rede 5G com foco no conceito de cidades inteligentes e na melhoria da vida de usuários. Assim, as empresas querem transformar a cidade na primeira ‘Cidade 5G’ do País.

O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (3), durante apresentação no Mobile World Congress (MWC) 2022, evento que acontece nesta semana, em Barcelona, na Espanha. O acordo é válido por dois anos, podendo ser prorrogado, e os primeiros testes devem ser finalizados até dezembro de 2023.

Além de monitorar a rede, um dos objetivos do projeto engloba o mapeamento de oportunidades para aprimorar a experiência dos usuários por meio do desenvolvimento de equipamentos e soluções sustentáveis, de baixo consumo de energia e custo.

“O projeto Cidade 5G é um desdobramento do trabalho de sucesso realizado pela TIM, em parceria com a Huawei, para implementação de redes 5G no Brasil. Estamos muito satisfeitos em construir, em Curitiba, um projeto que pode ter grande impacto para o desenvolvimento econômico para todo o país”, afirma Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

Curitiba e a ampliação de rede 5G

A TIM e a Huawei são responsáveis pela construção da rede baseada em mMIMO (massive MIMO), um recurso que amplia o alcance da transmissão de sinais utilizando uma grande quantidade de antenas e que auxiliam na entrega de dados com mais qualidade.

Para o projeto Cidade 5G, a rede mMIMO poderá ajudar a atingir altas velocidades do 5G com baixíssima latência, um dos diferenciais da próxima tecnologia de redes móveis.

“Estamos muito felizes em levar a Curitiba nosso projeto de parceria com a TIM, para desenvolvimento de uma rede 5G de alto nível. Nosso propósito é manter a operadora em uma posição de liderança global para o desenvolvimento de redes 5G”, afirmou Gustavo H. Nogueira, diretor de vendas da Huawei, em nota.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments