Lançado em 1984, o quebra-cabeças colorido mais popular do mundo ainda atrai muitos jogadores. Simples e fácil de aprender, Tetris é um game bastante viciante. Mesmo com o visual  8-bit e uma resolução tosca,  o jogo pode ter um potencial tremendo, de acordo com cientistas.

O game pode acalmar mentes, prevenindo memórias intrusivas após um trauma. Traduzindo: ele ajuda a esquecer.

Um estudo do puzzle

O estudo foi realizado na Suécia pelo Karolinska Institute. O objetivo era determinar se jogar passatempos como Tetris poderia prevenir a recorrência de memórias desagradáveis, recorrentes e intrusivas relacionadas a um trauma.

Emily Holmes, professora de psicologia do Departamento de Neurociência Clínica do instituto, respondeu pela pesquisa. A hipótese era de que, após um trauma, pacientes teriam menos memórias ruins se jogassem o game como parte de sua intervenção. Isto acontecia enquanto aguardavam para serem atendidos no setor de emergência do hospital.

Como o jogo tem apelo visual bastante imersivo, a pesquisa procurava observar se conseguia prevenir que que aspectos intrusivos de memórias traumáticas ficassem gravados. O processo é chamado de consolidação de memória.

Tetris para esquecer

A hipótese foi comprovada. A pesquisa envolveu 71 vítimas de acidentes automobilísticos. Quem jogou Tetris enquanto se recuperava tinha menos memórias intrusivas do que quem não jogou. Os jogadores ainda tiveram esquecimento mais rápido das recordações traumáticas, corroborando a proposta inicial dos pesquisadores.

No experimento, um grupo jogou por 20 minutos no console portátil Nintendo DS XLenquanto outro preencheu um prontuário com registros sobre o que tinham experimentado.

Para a pesquisadora, a experiência de trauma é algo a que todos estamos sujeitos. O que faria a diferença seria criar intervenções psicológicas behavioristas simples, usando games para prevenir sofrimento pós-trauma e poupar memórias intrusivas cruéis.

Tetris

Foto: Henriforshort

Esta não é a primeira vez que Tetris foi estudado para traumas e stress pós-traumático. Em 2017, um estudo com 54 participantes apontou que jogar o quebra-cabeças e outros jogos de lógica poderia reduzir a quantidade de pensamentos intrusivos experimentados após um evento traumático. Isso era especialmente verdade se as intervenções do tipo aconteciam nas primeiras 24 horas após o evento.

Outro artigo de 2019 revelou que o game poderia aliviar flashbacks associados ao stress pós-traumático. Sua conclusão era de que o título clássico poderia ajudar a aliviar memórias visuais recorrentes derivadas de experiências traumáticas, reduzindo seu impacto.

Como um game pode fazer esquecer

Quanto ao motivo da eficiência do game nessa empreitada, ainda são necessárias mais pesquisas. No entanto, os pesquisadores suspeitam que seja uma reação similar ao que ocorre durante as terapias de reprocessamento ou desensitivação do olhar (EMDR).

As terapias EMDR são técnicas de psicoterapia interativas usadas para aliviar o stress psicológico. Durante estas sessões de terapia, experiências traumáticas ou gatilhos são experimentados em pequenas doses enquanto o terapeuta dirige os movimentos oculares. A EMDR tem eficiência pois relembrar eventos estressantes causa menos aborrecimento emocional quando a atenção do paciente é desviada. Tetris e games semelhantes assumiriam o papel dessa distração. O foco muda do trauma para a tela do game.

Ainda assim, é importante enfatizar que nenhum jogo substitui a terapia. Um trauma é um evento complexo e quem vive algo assim ou tem stress pós-traumático precisa procurar tratamento tradicional. Além disso, todo estudo científico tem suas limitações, seja com amostragem ou escopo.

ehimetalor akhere unuabona pTUCMqXCOrk unsplash 1

Reprodução: Ehimetalor Akhere Unuabona on Splash

Uma característica importante do trauma é acontecer de modo bastante variado, de uma pessoa para outra. Mesmo assim, ter mais uma ferramenta de auxílio, como jogos, pode ser interessante. Saber do poder de distração do game é muito importante. Mais empolgante ainda é saber que algo tão simples como um jogo pode ajudar a manter o controle.

Assim, para quem luta contra flashbacks ou pensamentos intrusivos ou apenas sobreviveu a um evento traumático, o melhor é seguir as recomendações. Isto é, faça terapia, descanse, recupere-se e, se puder, jogue Tetris para superar o trauma. O game é uma ferramenta de saúde mental que pode ser colocada no seu celular e carregada no bolso.

Fonte: Karolinska Institute / Scary Mommy

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *