A Tesla protagonizou mais um capítulo polêmico relacionado à discussão sobre direção autônoma e piloto automático de seus veículos nas ruas. A fabricante enviou uma carta a senadores americanos procurando convencê-los de que as tecnologias são seguras. Os senadores repudiaram a carta por não prestar informações suficientes.

A fabricante enfrenta acusações de que as tecnologias de direção autônoma e piloto automático são inseguras após relatos de acidentes. A carta enviada aos senadores afirma que as estatísticas de acidentes com os veículos utilizando as tecnologias é menor do que com o resto dos carros.

Especialistas afirmam que os dados estão manipulados. Os números não levam em conta que boa parte dos modelos Tesla utilizam as tecnologias apenas em rodovias, enquanto a contabilização de acidentes automotivos gerais leva em conta todo tipo de cenário, de acordo com The Verge.

A carta de Rohan Patel, diretor sênior de políticas públicas da Tesla, foi enviada em 4 de março aos senadores Richard Blumenthal e Ed Markey. Foi uma resposta à carta enviada em fevereiro pelos senadores ao CEO Elon Musk expressando preocupações com as tecnologias Tesla de direção. Os senadores pressionam para que a regulamentação governamental impeça a empresa de continuar a comercializar seus produtos livremente.

CEO da Tesla promete que até o fim de 2022 carros serão seguros

Patel foi mais cuidadoso com a alegada segurança das tecnologias do que Elon Musk tem sido em suas palestras e redes sociais. Musk afirmou, em uma reunião sobre resultados, que até o fim de 2022 os carros Tesla poderiam dirigir sozinhos e ser muito mais seguros que os veículos pilotados por humanos.

Um dos problemas, assumido publicamente por Musk, é a falta de monitoramento dos motoristas que decidem utilizar o piloto automático. Patel afirma que câmeras para os bancos da frente foram adicionadas, mas não afirma que a adição vinha sendo pedida há anos por reguladores.

Outros fabricantes, como General Motors e Ford, já adicionaram câmeras para rastreamento do olhar de motoristas, para ter certeza que estão atentos caso decidam usar a direção autônoma, sem as mãos no volante.

Os senadores responderam com uma declaração acusando a Tesla de fugir do debate e das estatísticas sobre acidentes da fabricante, que preocupam e podem envolver casos fatais.

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