A Tesla realizou o recall de mais de 578.607 carros nos modelos Model S, X e Y, além do Model 3  por conta de um problema encontrado no recurso Boombox, um módulo que permite customizar sons tocados pelos veículos da marca. O principal problema é que a função utiliza os alto-falantes externos para funcionar, mesmo com o carro em movimento, o que atrapalha consideravelmente os alertas emitidos para pedestres.

Dessa forma, o recurso também acaba infringindo uma lei federal de segurança dos Estados Unidos, a qual exige que veículos elétricos e híbridos emitam um som claramente audível ao se movimentar em velocidades abaixo de 18,6MPH — ou o equivalente a 30km/h, o que faria com que os carros trafegassem de forma bastante silenciosa e, consequentemente, podem colocar em risco a vida de pedestres.

O recall, na realidade, não irá de fato recolher os veículos da marca, como geralmente acontece em procedimentos de recall, mas sim enviar um update gratuito aos motoristas para endereçar a questão. A correção é bem simples e, segundo a Tesla, irá desabilitar o Boombox enquanto os veículos estiverem em movimento.

A fabricante não deu um prazo para a chegada da atualização, mas afirmou que ela afeta os Model 3 de 2017 e mais recentes, bem como os modelos S, X e Y de 2020 e posteriores.

NHTSA x Tesla

Desde o início de 2021, a Tesla já realizou 15 recalls para diferentes veículos da marca. Só nas duas últimas semanas, a questão relacionada ao Boombox foi o quarto procedimento.

O ritmo acelerado de correções também reflete a crescente vigilância que a Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA) está colocando sob a Tesla. A ideia é fazer com que todas essas novas tecnologias que estão surgindo no mundo possam ser mais seguras e a empresa de Elon Musk, sendo a maior representante da categoria, acaba também sendo a mais impactada.

Via: The Guardian e Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments