Um proprietário de um veículo elétrico Model S, da Tesla, ficou trancado para fora de seu carro após sua bateria morrer antes do esperado. O dono, chamado Mario Zelaya, publicou um vídeo de sua insatisfação no TikTok – agora viralizado – onde recomenda às pessoas “ficarem bem longe de um Tesla”.

Segundo Zelaya, a bateria de seu carro parou de funcionar de vez. Quando isso acontece, a única opção é a troca por um novo modelo – algo que custa em média US$ 21 mil (mais de R$ 110 mil, fora o preço do veículo). O proprietário alegou, no entanto, que a bateria morreu antes do previsto, e recusou-se a pagar por uma nova.

@supermariozelaya

Replying to @Mario Zelaya Here’s an update and some clarifications on my dead 💩 Tesla. Also, someone is buying it tomorrow for $19K and is taking on the responsibility of opening up the car. I got 85 messages on FB Marketplace on it 😅. Guess I’m selling it for cheap? #tesla #car

♬ original sound – Mario Zelaya

Segundo as informações técnicas divulgadas pela Tesla, as baterias de seus carros elétricos têm autonomia para rodarem até algo entre 480 mil e 804 mil quilômetros (km). Zelaya afirma que seu carro parou com apenas 124 mil, no entanto.

Em uma análise técnica feita por especialistas mecânicos no Canadá, foi confirmado que o problema se deu pelo vazamento do fluido do sistema de ar condicionado do automóvel em cima da bateria, fazendo a célula enferrujar. Este problema é comum em modelos 2013 e 2014 do Tesla Model S.

Imagem mostra a bateria de um carro da Tesla

A bateria dos carros da Tesla são instaladas em uma camada entre o topo e o pé do assoalho do carro. Modelos mais antigos, no entanto, são propensos a problemas não mais cobertos pela garantia (Imagem: ResearchGate/Reprodução)

Ao levar o carro para a assistência, ele foi informado de que a garantia da bateria não cobria esse tipo de problema, efetivamente deixando-lhe somente com a opção de pagar por uma nova. Diante de sua recusa, ele acabou trancado para fora do veículo – as travas elétricas dependem da bateria funcionando para abrirem – e os documentos de propriedade do automóvel estavam…dentro do automóvel.

Zelaya disse saber ser possível entrar no carro ao remover o pára choque dianteiro ou então pelo vazão onde a roda é encaixada, mas alegou não ter tempo para isso na hora. Segundo ele, a Tesla ainda cancelou os seus créditos do Uber, um benefício oferecido pela montadora de Elon Musk para clientes que precisem de reparos em seus carros.

“Eu nunca vou comprar outro Tesla. Essa é a desculpa que eu precisava para me manter bem longe dessa marca. Seus carros são ruins, com fabricação ruim e, pior ainda, é uma empresa com apenas 10 anos.”

Bateria da Tesla já causou explosão de raiva…literalmente

O caso vivido por Mario Zelaya no Canadá está longe de ser o único, ou mesmo o mais emblemático, protagonizado por proprietários insatisfeitos de um veículo da Tesla. Em 2021, falamos aqui no TecMasters sobre um cliente da empresa na Finlândia que, insatisfeito com a morte da bateria do seu Tesla, fez parceria com o youtuber local Pommijätkät.

Pommijätkät é conhecido por…bem, explodir coisas. Que coisas? Não importa: se for possível explodir, ele quer. E o resultado foi o vídeo abaixo:

Justiça seja feita, peças mais caras do carro foram removidas antes: bateria e motor elétrico por exemplo. Depois disso, o veículo foi aos ares junto de 30 quilos (kg) de dinamite.

Moral da história: não compre um Tesla se você mora onde tem neve. E se comprar, garanta que sua legislação local lhe dê acesso a explosivos.

via Techspot

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments