Imagem: Icons8 Team/Unsplash

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determinou que, a partir desta quinta-feira, 10 de março, as chamadas de telemarketing ativo devem ter o código 0303, no início do número. A regra é válida para chamadas via celular, ligações por telefone fixo deverão ter o prefixo a partir de junho.

A ideia é que o consumidor possa identificar mais facilmente as chamadas e decidir por atendê-las ou não. O prefixo 0303 será exclusivo e obrigatório para empresas de telemarketing ativo. Organizações que pedem doações e empresas de cobranças não necessitam ter o número com 0303.

telemarketing

Imagem: Shutterstock

Operadoras devem atribuir o número a empresas de telemarketing

As operadoras serão responsáveis pela atribuição do número, que deve aparecer nitidamente no visor do telefone. O bloqueio das chamadas desse tipo pode ser pedido pelo consumidor às operadoras, através do serviço Não Me Perturbe.

O prefixo foi aprovado pela Anatel no final de 2021. O telemarketing ativo oferta serviços e produtos por ligações ou mensagens, que podem ser gravações. As operadoras ficarão responsáveis ainda por verificar que o código está sendo usado de acordo com o especificado, segundo o G1.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.